Defesa do Consumidor – 17/11

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Anatel pede ajuda para verificar qualidade de banda larga
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está com inscrições abertas para voluntários que queiram ajudar a reguladora no acompanhamento da qualidade da banda larga fixa e móvel brasileira. Para participar do projeto, basta se inscrever pelo site www.brasilbandalarga.com.br e seguir as orientações que são encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Os consumidores selecionados receberam o equipamento medido, batizado de whitebox.

A distribuição dos voluntários, que não são remunerados, se dá por prestadora e por faixa de velocidade contratada, de modo a verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário e unidades da federação. Podem participar todos os usuários do serviço — pessoas físicas ou jurídicas — que tenham contrato de prestação de banda larga fixa em seu nome, excluindo-se apenas funcionários das empresas analisadas.

O programa permite a verificação da velocidade instantânea, de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário; da velocidade média durante o mês; da latência, ou seja, período de transmissão de ida e volta de um pacote, entre a casa do voluntário e o servidor de medições; do jitter, instabilidade na recepção da informação; perda de pacotes que ocorre quando, por falha ou baixa qualidade da conexão, um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede; da disponibilidade, período durante o mês em que o serviço ofertado pela prestadora esteve disponível para o usuário.

O programa é dividido em três fases. Na primeira, os usuários de banda larga fixa devem fazer o teste de velocidade (speed test) de suas conexões, conforme orientações da EAQ. A agência explica, que esse teste deve ser feito, obrigatoriamente, a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição. Caso ainda não tenha recebido qualquer contato, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo e-mail (suporte@brasilbandalarga.com.br).
A partir da validação dos dados no teste de velocidade é que o consumidor é apto a participar do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa. Entre os habilitados é realizado um sorteio para a seleção dos voluntários que receberão o whitebox.

Programa de internet móvel disponível para iOS e Android

Segundo a Anatel, não é necessário ter conhecimento avançado de informática para participar do projeto. Durante o programa, bastará ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. A reguladora destaca ainda que o equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Aliás, a agência afirma que dados do voluntário e de navegação não são coletados na pesquisa.

Pelas metas estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços debanda larga fixa e móvel, as prestadoras devem garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos usuários.

As versões oficiais dos aplicativos da Anatel para aferição da qualidade da banda larga móvel para o smartphone iPhone (sistema operacional iOS) e Android estão disponíveis. Os aplicativos foram desenvolvidos pela EAQ. Para instalar a versão do aplicativo no iPhone ou no iPad, basta que o usuário faça, na App Store, uma busca pela expressão “Brasil Banda Larga”. Usuários de smartphones com o sistema Android podem baixar o aplicativo no Google Play. Após instalado o aplicativo, o usuário precisará fazer um cadastro com seu e-mail e escolher uma senha de acesso.

Para outros sistemas operacionais móveis, as medições podem ser realizadas diretamente na página do projeto. Não se devem confundir as medições realizadas por meio desses aplicativos e na página do projeto com as medições coletadas por meio dos equipamentos instalados nas residências dos voluntários. Apenas os dados enviados por esses equipamentos são utilizados na pesquisa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!