Consultorias tiram dúvidas e atendem MEI e potenciais empreendedores – De forma gratuita e presencial, o Sebrae Rio atende microempreendedores individuais e potenciais empreendedores por meio do programa Plantões nas Comunidades, que oferece consultoria para capacitar e fortalecer os negócios locais nas comunidades, além de desenvolver a economia local. Até dezembro, 21 comunidades possuem atendimentos in loco uma vez por semana, iniciando sempre às 9h e terminando às 17h. Para mais informações, a instituição disponibiliza canais de atendimento para tirar dúvidas sobre o programa – 0800 570 0800.
“O empreendedorismo por necessidade é uma realidade. Em nossos atendimentos percebemos que os moradores de comunidades desejam abrir seu próprio negócio e empreender na comunidade em que vive. Quem empreende dentro da sua própria comunidade, gera confiança e reconhecimento dos vizinhos. É um potencial econômico enorme, mas é preciso que eles tenham uma visão empresarial para que o negócio prospere”, explica Thainar Xavier, analista do Sebrae Rio.
Desde o início do programa já foram atendidas mais de 5,2 mil pessoas. As consultorias abordam temas como gestão de negócios, precificação, finanças, vendas, marketing digital, legislação e formalização. Os plantões acontecem na Mangueira, Morro Santa Marta, Babilônia, Chapéu Mangueira, Morro Azul, Vila Kennedy, Vila Ideal, Parque Fluminense, Xerém, Rocinha, Rio das Pedras, Realengo, Morro do Borel, Jacarezinho, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Complexo da Maré, Cidade de Deus, Chatuba, Morro Agudo e Jardim Catarina e vão até dezembro deste ano.
Pesquisa do Data Favela indica que quatro em cada 10 moradores das comunidades tem vontade de empreender, e entre os que querem abrir o próprio negócio, 63% desejam empreender na comunidade em que vivem, reforçando o potencial empreendedor das localidades.