Festival de Cinema de Vassouras é marcada por emoção e homenagens

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Os equipamentos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio para promoção do Rio de Janeiro no 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café foram muito visitados pelo público. O estande, criado em parceria com a Fecomércio, no qual os visitantes podem assistir a um vídeo VR 360 graus com as belezas do Estado, filmadas por drone; e a loja itinerante do artesanato (van do Artesanato), que divulga e vende peças de artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Fluminense, despertaram a curiosidade dos visitantes. 

Ambos permanecem até o fim do festival, sendo que a loja itinerante estará aberta ao público nos dias  27, 28 e 29/05.

Só no primeiro dia (22/5), a Van do Artesanato recebeu mais de 200 pessoas, locais e de outras regiões, que compraram peças retratando Vassouras e o Vale do Café. São produtos feitos com técnicas tradicionais de relevância para o artesanato, como crochê, renda-macramê e bordado, pensados para suvenir, acessórios e peças decorativas.

Ontem, (23/5), a TurisRio participou do painel “Turismo Cinematográfico”, no Centro Cultural Cazuza. O presidente do órgão, Sérgio Ricardo, destacou o esforço da TurisRio e da Setur-RJ na promoção do Turismo, mesmo durante a pandemia. 

O 2º Encontro de Carros Antigos do Vale do Café abriu as atividades paralelas ao 1º Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café, ao mesmo tempo em que acontecia a inauguração da exposição “Garoto”, na Sala de Exposições Mariana Crioula, na câmara de Vassouras.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, o Festival de Cinema de Vassouras veio pra ficar.

“Nós não tínhamos noção da dimensão deste festival, que começou a ser pensado em 2019, parou pela pandemia e hoje está acontecendo com sucesso.  São 408 filmes inscritos.  E para garantir diversidade e quantidade de público, adotamos a estratégia de agregar eventos menores ao Festival, como o Encontro de Carros antigos, por exemplo, já conhecido na cidade, que garante a divulgação do festival para um público bem específico”, concluiu o secretário.

Momento de forte emoção

A noite de abertura do festival foi marcada por forte emoção, quando o ator Carlos Vereza recebeu o prêmio honorário que leva o nome de um de seus melhores amigos, o talentoso e saudoso Paulo José. O veterano das artes, de 83 anos de idade e 60 de carreira, disse, profundamente emocionado, que nenhum dos prêmios que ganhou ao longo de sua carreira o emocionou tanto quanto aquele.

Ainda como parte da programação do festival, na quarta-feira (25/5), Carlos Vereza vai receber outra homenagem. Dará nome ao auditório da prefeitura de Vassouras, que passará a se chamar Sala Carlos Vereza.

Sobre o Festival

O Festival é uma mostra nacional de cinema, exclusivamente dedicada à exibição e promoção de obras audiovisuais, através da realização de exibições competitivas e não competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais. Sua programação reflete a essência da região. Mais de 400 inscrições foram feitas, em diversas categorias.  O evento é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Light.

O 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café é um evento pioneiro na região turística Vale do Café, idealizado, produzido e dirigido pelo cineasta Bruno Saglia e pela atriz e produtora-executiva Jane Saglia, com o objetivo de aprimorar ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais, através de palestras e debates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos, discutir estratégias para a distribuição dos filmes representativos no período do evento, sempre aproximando o público destas obras de total relevância para a indústria audiovisual.  O evento segue até o dia 29 de maio, no Centro de Convenções General Sombra, no Centro do município.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!