O repórter-fotográfico Paulo Santos lança amanhã, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, a segunda edição do livro Baixada Fluminense em Preto e Branco. Com prefácio escrito pelo amigo Paulinho Leopoldo, o fotógrafo apresenta mais de 100 imagens histórias dos 13 municípios da Baixada em 96 páginas.
A obra apresenta registros de cenários naturais, como o Parque Natural da Taquara, em Duque de Caxias, a Reserva Biológica de Tinguá, em Nova Iguaçu, e a APA Recantus Maringá, em Belford Roxo. Há também belezas construídas pelo homem, como a Sinagoga de Nilópolis, a Fazenda São Bernardino, em Tinguá, e igrejas históricas.
“A ideia de fazer um livro com imagens em preto e branco é porque fica um trabalho mais artístico. E a Baixada carece de um acervo fotográfico artístico”, explica Paulo Santos, que atua profissionalmente desde 1985.
A primeira edição do livro foi lançada em 30 de abril do ano passado, em comemoração pelo Dia da Baixada. Logo após o lançamento, Paulinho, como é carinhosamente chamado pelos amigos, decidiu dar início a um novo trabalho.
“Todas as fotos do livro foram feitas neste último ano. A primeira edição só continha legendas nas fotos, mas agora fizemos um trabalho mais completo, com textos que explicam com mais detalhes sobre cada lugar registrado”, conta o fotógrafo, que espera que seu trabalho possa servir para despertar a curiosidade dos moradores da Baixada Fluminense.
“É um livro que tem muitas informações desconhecidas por boa parte das pessoas. A Prefeitura de Nova Iguaçu, por exemplo, tem o formato de um 14-Bis (avião construído por Santos Dumont) e muitos não sabem disso. Então no livro tem a foto da fachada e um texto contando isso. É um livro que vai despertar pessoas a pesquisarem mais sobre a história das cidades da Baixada”, garante o idealizador.
A segunda edição do livro Baixada Fluminense em Preto e Branco, da Edigráfica, teve a produção do cineasta social Edson Cardoso, além da colaboração de amigos do fotógrafo Paulo Santos. São dois mil exemplares do livro, que custa R$ 50. O lançamento acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 19h, no Quintal das Artes, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. O endereço é Rua Getúlio Vargas, 51, Centro.