Quarta-feira, 25 de outubro marcará um momento histórico onde o passado se encontrará com o futuro em Miguel Pereira. Uma das atrações mais esperadas do aniversário de 68 anos de Miguel Pereira, na próxima quarta-feira, é a inauguração da maria fumaça que vai percorrer o trecho entre a estação ferroviária da cidade e o distrito de Governador Portela. O projeto, que vem sendo testado desde o início do ano, tem como objetivo resgatar a história e o charme da ferrovia que foi desativada na década de 1995.
A maria fumaça é uma locomotiva a vapor que fará o percurso de Gov. Portela até a estação que fica no centro da cidade o trajeto tem cerca de 7 km de extensão e dura aproximadamente 20 minutos. A inauguração da maria fumaça está prevista para às 18h de quarta-feira. Os primeiros passageiros serão alunos da rede pública de ensino, que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e o patrimônio ferroviário do município.
A prefeitura de Miguel Pereira espera que a maria fumaça se torne um atrativo turístico e cultural para a cidade, que já é conhecida por seu clima ameno e sua natureza exuberante. Além da inauguração da maria fumaça, a programação do aniversário da cidade inclui ainda shows musicais aliados a gastronomia no espaço destinado a eventos em Gov. Portela, entre outras atividades. O destaque fica por conta do show da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, às 21h30, encerrando as festividades do dia com chave de ouro.