Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam 12 pessoas em flagrante, nesta segunda-feira (08/05), no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Todas são integrantes de uma organização criminosa especializada em aplicar o golpe do empréstimo consignado. Além das prisões, os agentes também apreenderam documentos e eletroeletrônicos que comprovam a prática de estelionatos.
Segundo os agentes, havia no local “manuais” com o passo a passo dos golpes, técnicas de vendas e metas estipuladas. Os proprietários do “escritório do crime” não estavam lá, mas o material apreendido será analisada para identificá-los, bem como às vítimas dos golpes.
Segundo apurado, os criminosos abordavam as vítimas alegando a existência de um cartão de crédito ou empréstimo consignado fraudulentos ou propondo diminuição nas taxas de juros de um empréstimo real. A partir disso, os golpistas obtinham documentos e fotografias das vítimas. Com esse material, eles passavam a fazer contratos e transações bancárias em nome das vítimas.
Após os procedimentos de praxe, os presos – 11 mulheres e um homem – foram encaminhados ao sistema prisional.