
Projeto Aquilombando Espaços é um evento em comemoração ao mês de Consciência Negra e homenagem ao líder Zumbi e Dandara do Quilombo dos Palmares. O objetivo desse evento é divulgar e valorizar a cultura de Matrizes Africanas cada vez mais presentes no cenário sociocultural Brasileiro. Para a primeira edição, o Aquilombando homenageia o samba de raiz (uma criação 100% africana) chamando a população para curtir a roda de samba de Edson Cortes e convidados e show do grupo Feijão da Mesma Concha. Além de grupos de O evento que acontecerá uma vez por mês, estreia neste domingo, dia 12 de novembro, às 13 horas, na Lona Cultural Carlos Zéfiro.
Outras atrações confirmadas para o Aquilombando serão: a roda de capoeira, com o Mestre Camaleão Maranhão e a roda de jongo, com os professores Mutala e Jessica Castro. Teremos também a feira de Afroempreendedores aberta ao público com vários produtos afro das marcas: ART NEGRA (vestuário), Nega Rosa (turbantes), AfroEco Criativa (bolsas e acessórios), Ateliê Umas Coisinhas (souvenires e bijuterias) e Dani Tranças Nagô (trancista).
De onde veio o nome Aquilombando?
O nome para o projeto veio da palavra QUILOMBO, que era o nome dado aos lugares de fuga e resistência dos escravos negros vindos da África na luta concreta por liberdade e contra os maus tratos. Nesses espaços, os negros reafirmavam toda sua consciência cultural de Matrizes Africanas como: religiões, idiomas, danças, músicas, gastronomia, confecção de indumentárias e artesanato.
O samba de raiz, homenagem do evento nessa primeira edição, surgiu da união de vários grupos étnicos de negros africanos vindos para o Rio de Janeiro. Eles se estabeleceram na Zona Portuária, bairro da Gamboa, no local chamado de “Pequena África”. O ritmo nasceu na casa de Tia Ciata, um verdadeiro ponto de encontro dos sambistas da época. Em 2007, o IPHAN declarou que o samba passaria ser Patrimônio Cultural do Brasil, devido sua grande importância cultural no cenário histórico e artístico brasileiro. Atualmente, é considerado Símbolo de Identidade Nacional da MPB.