
Ação itinerante leva informações para a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e faz agendamento para que as famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal possam retirar seus kits gratuitos.
Faltando pouco mais de uma semana para o desligamento do sinal analógico de TV na cidade do Rio de Janeiro e em mais 18 municípios do Estado, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, intensifica suas ações para levar até a população informações sobre o processo.
Nesta semana, de hoje a domingo, 22 de outubro, a entidade, em parceria com a ONG Programando o Futuro, realiza mais cinco edições da Caravana da TV Digital na Baixada Fluminense. Na quinta-feira, o bairro Vila São José, em São João de Meriti, das 14h às 18h, receberá o ônibus adaptado para se tornar uma sala de aula volante, onde são apresentadas informações sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. Na sexta, será a vez de Itaguaí, das 8h às 12h, no Centro. No mesmo dia, à tarde, de 14h às 17h, a unidade móvel chega em Mesquita. No final de semana, Duque de Caxias recebe no sábado novamente a Caravana Digital, das 8h às 12h, no bairro Gramacho. No domingo pela manhã, das 8h às 12, os moradores do bairro Bom Pastor, em Belford Roxo também receberão a Caravana Digital.
Na Caravana da TV Digital, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal poderão verificar se têm direito ao kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Com o número do NIS (Número de Identificação Social) também é possível realizar o agendamento para retirar o kit em um dos pontos de distribuição. Além disso, o atendimento itinerante oferecerá corte de cabelo, aferição da pressão, atividades recreativas e pintura facial para as crianças.
A Caravana oferece ainda a oficina Sintonize-se, que orienta a comunidade a fazer a busca de canais de TV, bem como instalar o conversor e a antena digital. “Na Caravana, a população poderá tirar todas as dúvidas sobre o processo e também sobre a instalação dos equipamentos”, explica a gerente regional da Seja Digital, Vivian Bilhim. Mais de 1,2 milhão de kits gratuitos estão disponíveis na região para serem distribuídos às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.