Mobility & Show Rio começa amanhã

O Rio de Janeiro recebe dias 07, 08 e 09 de julho a 1ª edição da Mobility & Show Rio. Com entrada e atendimentos gratuitos, o evento reunirá empresas fornecedoras de produtos e serviços que viabilizam a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas com deficiência. Montadoras e adaptadoras de veículos, autoescolas, despachantes, clínicas médicas, cadeira de rodas e todo tipo de fabricantes de produtos e equipamentos de Tecnologia Assistiva Geral, participam da feira trazendo novidades do setor, além de atendimento gratuito para tirar dúvidas sobre direitos, benefícios e isenções.
“Durante as edições anteriores do evento realizadas em São Paulo, percebemos a grande necessidade e interesse do público carioca em receber um evento assim, que apresentasse produtos, equipamentos e serviços de Tecnologia Assistiva, e que também pudesse informar a população sobre seus direitos e isenções de impostos”, conta Rodrigo Rosso, diretor e promotor do evento.
Segundo o Censo de 2010, existem no Brasil mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo dados da ONU e da OMS, mais de 500 pessoas por dia nascem ou se tornam uma pessoa com deficiência no Brasil, seja por acidentes de trânsito, violência urbana, acidentes de trabalho, práticas de esportes radicais e outros fatores. Só no estado do RJ, vivem mais de 4 milhões de pessoas com deficiência, sem contar seu familiares. Considerando também idosos e pessoas com algumas doenças especificas que causam algum tipo de mobilidade reduzida, estima-se que o número de pessoas envolvidas diretamente com a causa e que podem usufruir dos direitos existentes em nossa legislação para o segmento ultrapasse, só no RJ, a casa de 10 milhões de pessoas. Só que a maioria delas não tem conhecimento desses benefícios. “O evento é uma grande prestação de serviços nesse sentido e para uma melhor qualidade de vida dessa parcela da população”, enfatiza Rosso.
A Mobility & Show Rio contará com banheiros adaptados, auditório com palestras e workshops, praça de alimentação com food trucks e palco para shows com apresentações ao vivo todos os dias do evento, a partir das 16h, com artistas com deficiência. Entre as atrações artísticas estão: o pianista Júlio Cesar, o baterista Tulio Fuzato, a cantora Sara Bentes, o Coral de Crianças com deficiência do RJ e a Banda da Policia Militar.
Outro grande destaque é uma área externa de Test Drive gratuito de mais de 14 mil m² com cerca de 50 modelos de carros adaptados de mais de 10 marcas diferentes e instrutores especializados. Antes da realização do teste, agentes do Projeto Lei Seca do RJ farão o exame do bafômetro nos motoristas.
Para receber os visitantes, o evento disponibilizará transporte gratuito e adaptado de ida e volta no Metro Cinelândia, bem como oferecerá triciclos motorizados, cadeiras de rodas para empréstimo àqueles que têm maior dificuldade de locomoção para tráfego interno na feira, além de disponibilizar, também, voluntários para acompanhar pessoas com deficiência visual, idosos e pessoas com mobilidade reduzida dentro do espaço, durante a visitação. As instituições: OAB-RJ, DETRAN RJ, Clínicas Médicas e Despachantes do estado, especialistas na LBI – Legislação da Pessoa com Deficiência -, bem como autoescolas, estarão no evento esclarecendo dúvidas referentes a isenções, direitos e realizando exames médicos para definir que tem ou não direito ao benefício.
Mesquita exibe filme sobre Plano Real

Para lembrar o aniversário de 23 anos do Plano Real, a prefeitura de Mesquita exibiu, o filme “Real – O Plano Por Trás da História”, em duas sessões, no Centro Cultural Mister Watkins. Após a exibição, o público participou de um bate-papo com o roteirista Mikael Faleiros de Albuquerque, o produtor Ricardo Fadel Rihan, a crítica de cinema Andréa Cursino e o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha. O prefeito Jorge Miranda abriu o debate e falou sobre a importância do plano para o país.
“Para mim, um dos acontecimentos mais marcantes após a redemocratização do nosso país foi a implantação do Plano Real. Por isso, fiquei muito feliz com a exibição do filme e por termos trazido para o nosso centro cultural essa discussão com as pessoas que participaram do projeto”, afirmou o prefeito.
O deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, que conheceu os personagens principais do filme, a equipe econômica do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, elogiou a realização do evento pela prefeitura.
“Quero cumprimentar o prefeito por ter tido a feliz ideia de trazer, em primeira mão para a Baixada Fluminense, esse filme que fala de um trabalho pioneiro e retrata a história política e econômica do nosso país”, exaltou o deputado.
A ação foi fruto de uma parceria entre a Ouvidoria, o Procon, a Secretaria Municipal de Assistência Social (através de sua Coordenadoria Municipal da Juventude) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita. O secretário de Cultura, Kleber Rodrigues, aplaudiu a ideia da realização de um thriller político, gênero pouco explorado no cinema nacional.