Buraco do Getúlio comemora 10 anos

O que há dez anos parecia uma loucura despretensiosa de um grupo de estudantes de audiovisual, hoje se tornou uma das ações culturais mais importantes da Baixada Fluminense. O “Buraco” (carinhosamente apelidado pelo público) possui uma biografia de resistência cultural típica do movimento cultural da Baixada, cuja sobrevivência persiste – apesar da falta de verba e apoio ter sido parte da história do coletivo quase sempre. Ao longo desses 10 anos o BG também desenhou seu percurso marcado por sessões que abordavam temas pertinentes à sociedade, falando sobre direitos, cidadania, cidade e cultura. Tudo sempre repleto de muito filme, música, teatro, performance, dança e poesia.
É resgatando memórias afetivas, contando um pouco da trajetória do Buraco, reencontrando antigos amigos, e, é claro, festejando que o BG promete uma super comemoração dividida em três dias e ocupando os três principais lugares onde ele fez sua morada: Anania’s Bar, Praça de Direitos Humanos e Complexo Cultural Nova Iguaçu.
Amanhã a poesia será a protagonista da noite, no Anania’s Bar, com a participação dos principais saraus e poetas da Baixada. Além, também, de muita música, DJ e banda convidada. Já no sábado (9), na Praça de Direitos Humanos, aquela sessão-festa tradicional, com teatro, performance, poesia, dança, música e, é claro, filme, com a estréia na Baixada do filme “Na Batalha”, de Yasmin Thayná. Dia 19, no Complexo Cultural Nova Iguaçu, será a abertura da exposição sobre a história dos 10 anos do Buraco e fica em cartaz até o dia 29.
Baixada recebe exposição artística internacional

A Coletiva Itinerante Aportações Pictóricas está na Casa de Cultura Ney Alberto (Rua Getúlio Vargas, 52. Centro, Nova Iguaçu) em cooperação com a Galeria de Arte Batista da Costa da UFRRJ. A exposição foi aprovada no edital da V Semana da Educação Artística, do Projeto internacional de investigação artística Exposições enREDadas, sob a direção da Universidad Autónoma de Madrid. O projeto – chancelado pela UNESCO e o INSEA – reúne nesta edição 37 exposições em 14 países, dentro da proposta de exposições realizadas com obras de artistas-professores.
Aportações Pictóricas iniciou sua itinerância no Centro Calouste Gulbenkian – Prefeitura Rio, na Pça. XI, entre 18 de maio e 18 de junho. Depois de se apresentar em Nova Iguaçu, seguirá para outros municípios e regiões do Estado do Rio com vistas a interiorização das belas artes em no estado.
A proposta Aportações Pictóricas está embasada na reunião de três campos artísticos que se emanciparam ao longo do tempo. Sob uma visão estendida, pinçamos na história da arte o momento em que Desenho e Gravura estavam entrelaçados à Arte da Pintura para fundamentar a reunião destes campos, com a finalidade de reunir forças e contribuir com esse importante evento artístico internacional.
O componente básico da exposição é a produção artística do curso de graduação em Belas Artes da UFRRJ. Neste sentido, apresenta obras de docentes e estudantes que se implicaram na formação do referido curso desde sua fundação (2009), como Professores Efetivos e Interinos, Membros de Bancas Examinadoras dos Concursos para o Magistério Superior do curso, Monitores das disciplinas. A exposição conta também com a participação de célebres artistas, como Adir Botelho, Rui de Oliveira e Claudio Valério Teixeira, sob a organização e curadoria do Prof. Fabio De Macedo e produção artística do Prof. Jéfferson Nepomuceno, ambos do curso de graduação em Belas Artes da UFRRJ.
Inaugurada em 24 de junho, a exposição estará em cartaz até o dia 15 de julho, com entrada franca.
Festival Ver Cine 2016 termina amanhã

A quarta edição do Festival Ver Cine, iniciada no dia 28 de junho, será encerrada amanhã, em Duque de Caxias. O evento é uma oportunidade para que o público conheça produções de destaque da recente safra do cinema nacional. A edição deste ano brinca os espectadores com 77 produções brasileiras (73 filmes selecionados entre os 797 inscritos e mais quatro, escolhidos para Première Baixada).
As novidades desse ano foram a inclusão da Casa Brasil de Imbariê entre os locais de exibição, junto com o teatro Raul Cortez e o teatro do SESI; e a mostra Baixada em Foco, dedicada às produções da região.
Hoje o Teatro SESI Duque de Caxias exibirá o filme Cássia, do diretor Paulo Henrique Fontenelle, a partir das 19h30. Amanhã, no mesmo horário, será a vez do filme Amor, Plástico e Barulho, dirigido por Renata Pinheiro. Também amanhã será realizada a premiação do Ver Cine 2016. As produções concorrerão aos troféus de melhores do ano em cinco categorias. Os vencedores serão escolhidos através do voto popular.