Festa Literária de Caxias destaca música e artes cênicas

A Festa Literária de Duque de Caxias chega à sua 4ª edição e será realizada a partir desta sexta-feira (10) e irá até o dia 13, sempre às 13h, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. Esse ano os nomes de destaque são Bruna Beber, Bia Bedran, Hellenice Ferreira, Glauter Barros e muitos outros.
O evento busca valorizar e apoiar o escritor duquecaxiense e da Baixada Fluminense, e conta com vários lançamentos, além de bate-papos com diversos temas passando pela fantasia, infanto-juvenil, sexo, jornalismo, música e temas atuais como feminismo, cultura urbana e racismo. Não vão faltar Renato Noguera, Heraldo HB, Cintia Barreto, Solimar Silva e muitos outros.
Nessa edição, vários coletivos e movimentos populares estarão com espaços para compartilhar suas lutas não somente na área do livro, leitura, literatura e biblioteca como em outras manifestações artísticas como a música, o teatro e cinema.
Destaque para o RapFreeJazz produzido pela Fábrica de Apoio à Linguagem Artística (FALA) que será realizado na Biblioteca Municipal Gov. Leonel Brizola e reunirá nomes importantes como Slow da BF, MC Nyl, DJ Techinico, Caixa Forte e diretamente de Brasília os MC´s. Igor Patrício e Fernando Borges. Na música destaque para a Banda El Toco que faz o RPB (Rock Popular Brasileiro) e a “MPB QUE MORDE” com Fabrício Forte, e o grupo “Eu, fulano e Beltrano” que farão performances artísticas à partir de canções clássicas, contemporâneas e autorais.
Toda programação será realizada entorno da Biblioteca Municipal Gov. Leonel Brizola e Teatro Raul Cortez e em duas estruturas montadas: um palco em frente à Biblioteca, e ao lado as Salas de Leitura, Sala de Oficinas, Balcão Literário e a já famosa Pescaria Literária. Todos com a entrada gratuita.
A Festa Literária é produzida pela Biblioteca Municipal Gov. Leonel Brizola, que está ligada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Mais informações sobre programação pelo telefone: (21) 2672-3155.
Exposição “Memórias de um Cárcere” em Mesquita

Até o dia 26 deste mês, o Centro Cultural Mister Watkins, em Mesquita, abriu de forma gratuita para o público, a exposição “Memórias de um Cárcere”, do artista plástico Fábio Mesquita, às 19h.
As obras criadas pelo artista e ex-detento foram, em grande parte, produzidas enquanto estava preso. São desenhos feitos a lápis em papel cartão que misturam realismo e o surrealismo. Fábio é mesquitense, morador da Chatuba, e, enquanto estava na prisão, foi na arte que encontrou o escudo para combater toda angústia que o sufocava.
Durante esta semana será realizado, também, nesta sexta-feira, o show de Erisson Andrade e Jerfeson Bianco, com muito samba, sertanejo e MPB, também no mesmo horário, para a população.
O Centro Cultural fica localizado na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro.
6ª edição do Cine Faces Festival

Acontece em Paracambi, a partir desta sexta-feira (10), às 19h, o 6º Cine Faces Festival, o Festival de Cinema da Baixada Fluminense. O evento vai premiar realizadores de cinema da região, o festival sempre revela novos talentos. Este ano o festival terá dois dias de atividades, com a seguinte programação:
• Dia 10, às 19h:
Exibição de filmes premiados no festival.
Lançamento do filme “Sonho de Miss”.
• Dia 11 (sábado), às 19h:
Mostra Competitiva com os Filmes:
• Medo de água
• Ciclo
• A cartada final
• Dois quadros
• O triste fim de Herivelton
Os filmes têm temas variados e isso mostra a diversidade cultural alcançada pelo projeto, de construir um festival totalmente voltado para a Baixada. A equipe produtora conta com o Coordenador Gilberto Luiz, e os produtores: Ana Paula Alves, Cayo Carius, Francinei França, Adriano Canider, Luciano Dorleak.
O evento acontece na Fábrica do Conhecimento (Antiga Fábrica Brasil Industrial) situado na Rua Sebastião de Lacerda S/N – Bairro da Fábrica. Mais informações pelo telefone: (21) 3693-1871.