Diversão e Lazer – 19/10

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Orquestra sinfônica

A orquestra sinfônica holandesa Ricciotti Ensemble fez apresentação especial Foto: Marcia Costa
A orquestra sinfônica holandesa Ricciotti Ensemble fez apresentação especial
Foto: Marcia Costa

A orquestra sinfônica holandesa Ricciotti Ensemble, conhecida por tocar em lugares inusitados ao redor do mundo, fez apresentação especial, na última segunda-feira, para os adolescentes em conflito com a lei das unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), na Ilha do Governador, instituição que pertence à Secretaria de Educação.  No repertório, os mais de 40 músicos adaptaram funks cariocas, MPB e outros estilos em ritmo de música clássica.
A orquestra reservou o dia para as apresentações no Degase. Os músicos, com idades que variam de 20 a 25 anos, chegaram entusiasmados à unidade, vestindo roupas coloridas e carregando seus instrumentos. Depois de um breve ensaio, o concerto foi iniciado para cerca de 50 adolescentes e servidores.  Dois jovens brasileiros que tocam na orquestra explicaram as músicas e contaram suas histórias, destacando como a música clássica entrou em suas vidas.
O regente da orquestra, Leonard Evers, chamou um adolescente para assumir o comando das batutas e interagir com os músicos, conduzindo os artistas que seguiam seu compasso. Em seguida, a cantora mineira Ceumar também fez sua participação. Um dos momentos mais emocionantes ficou para o final.
Os músicos se espalharam pelo teatro em que acontecia a apresentação, sentaram e deixaram seus instrumentos. Dois adolescentes que cantam funk e cumprem medidas socioeducativas no Degase subiram ao palco e apresentaram duas músicas de autoria da dupla.
“Uma das propostas dessa orquestra é aproximar o público jovem da música clássica, tocando em lugares abertos ao público e em outros espaços que poucos imaginam que este estilo musical possa chegar”, disse o secretário de Educação, Wagner Victer.
A apresentação da orquestra foi promovida pela secretaria juntamente com a Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer do Degase.

 

Escritores em Caxias

A quarta edição do LiterCaxias reuniu escritores, blogueiros e apaixonados por literatura Fotos: LiterCaxias/divulgação
A quarta edição do LiterCaxias reuniu escritores, blogueiros e apaixonados por literatura
Fotos: LiterCaxias/divulgação

A quarta edição do LiterCaxias, na Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, reuniu no último domingo, escritores, blogueiros e apaixonados por literatura. O evento que teve o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem como objetivo a disseminação da literatura no município, além de promover rodas de conversa com autores e uma série de atividades. Durante toda a tarde o público pode participar de rodas de conversas, jogos e diversas atividades, além de conhecer os lançamentos literários.

 

Imaginasamba na Rio Sampa

Grupo toca seus maiores sucessos como ‘Na Alegria ou na Tristeza’ e ‘Deixa em Off’
Grupo toca seus maiores sucessos como ‘Na Alegria ou na Tristeza’ e ‘Deixa em Off’

O grupo de pagode Imaginasamba se apresenta no próximo sábado na Rio Sampa, em Nova Iguaçu. Eles cantam seus maiores sucessos como: ‘Pretexto’, ‘Na Alegria ou na Tristeza’, ‘Deixa em Off’, ‘Me Assume ou Me Esquece’ e ‘Vai Com Deus’. O show começa às 22h30.

 

Concurso para ações culturais

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e o Centro Carioca de Desing publicaram ontem, no Diário Oficial, edital do concurso que selecionará agentes e/ou grupos culturais e artísticos (pessoas físicas), residentes na cidade do Rio de Janeiro, para realização de até 75 projetos na Praça Tirandentes. As apresentações serão realizadas durante as Ocupações da Rede Tiradentes Cultural (Circuito Tiradentes Cultural), no primeiro sábado de cada mês.
Os projetos deverão estimular e fomentar a diversidade da cultura nas duas expressões populares, urbanas e tradicionais. Poderão ser enviados até dois projetos por CPF inscrito, cabendo à Comissão de Seleção e/ou ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade/Centro Carioca de Design definir o número de apresentações por agente ou grupo selecionado, não excedendo duas por contemplado. O valor total do edital é de R$ 183.400,00.
Podem participar como proponentes: MEI (microempreendedor individual), pessoas físicas, maiores de 18 anos completos até a data do encerramento de inscrições (às 18h de 1º de dezembro), na Rua Gago Coutinho, 52, 3º andar, protocolo, em Laranjeiras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!