Pedaleiros e deficientes visuais em Nova Iguaçu

A manhã deste sábado (27)promete muita diversão e entretenimento com o projeto Pedaleiros, que oferece aos deficientes visuais a experiência gratuita de andar de bicicleta. O evento, que acontecerá no campus da Universidade de Nova Iguaçu (Unig), das 9 às 14h, garante a interação entre os participantes, e os não deficidentes também poderão passear de bicicleta e ter a experiência de olhos vendados.
Os Pedaleiros se dividem em três frentes de ação: Point Pedaleiros, Blitz Pedaleiros (que acontecerá nesta edição de Nova Iguaçu) e Pedaleiros Day. A iniciativa é realizada pela “Novo Traço”, empresa de entretenimento que tem em seu DNA desenvolver e produzir projetos que toquem os sentidos das pessoas. “Vamos gerar cultura e entretenimento para os deficientes visuais e estimular que eles saiam de suas casas. Nossa palavra-chave é disponibilidade. Estaremos lá, esperando essas pessoas e a prontos para proporcionar a elas momentos mágicos”, relata Rafaelo Ramundo, idealizador de Pedaleiros.
A origem do projeto tem base em uma das principais dificuldades dos deficientes visuais, com a mobilidade dos mesmos. Com a preocupação de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, a iniciativa busca integrá-los à sociedade e propiciá-los um momento único de liberdade, além de impactar as pessoas que os cercam. Na iniciativa, Pedaleiros Guias, que seriam pessoas sem deficiências e capacitadas por meio de treinamento, que realizam o passeio com os Pedaleiros – deficientes visuais.
A agenda do Pedaleiros de Verão começou em 12 de dezembro e se encerra em 12 de março, quando será realizada uma grande festa de encerramento no Parque de Madureira, com direito a show de Arlindo Cruz. O intuito é que o projeto seja ativado nacionalmente e contemple um calendário para todo o ano.
Braguinha é homenageado com espetáculo teatral

Acontece neste sábado (27), às 15h, no Sesc Duque de Caxias, o espetáculo infantil “O Menino das marchinhas – Braguinha para Crianças”, com direção de Diego Morais. A peça conta a história do compositor carioca Braguinha (também conhecido como João de Barro) na descoberta de sua grande vocação: a música.
Baseado em trechos reais de sua infância e juventude, o espetáculo traz as grandes marchinhas de carnaval compostas por ele e o modo de vida do Rio de Janeiro no início do século XX. Entre os sucessos: “Balancê”, “Cantores do Rádio”, “Chiquita Bacana”, “Pastorinhas”, “Pirata da Perna de Pau”, “Tem Gato na Tuba” e “Yes, nós temos bananas”. A peça atenta ainda para o valor da família, da amizade e das relações humanas, trabalha a autoaceitação, a perseverança na busca por um sonho, a criatividade e a cooperação artística entre as crianças.
Os ingressos podem ser adquiridos a preços populares, entre R$ 2 (associado Sesc) e R$ 8 (inteira). Classificação livre.
O Sesc Duque de Caxias fica na Rua General Argolo, 47 – Jardim 25 de agosto. Mais informações pelo telefone (21) 3659-8412. Ou pelo site do Sesc (www.sescrio.org.br).