Expo Pipas termina neste domingo

A exposição “Pipa na Mão”, que vem sendo exibida no Shopping Grande Rio desde o dia 20, termina neste domingo dia 30, com uma revoada aberta ao público, onde as pipas serão empinadas. Toda programação é gratuita. São diversos modelos de pipas artísticas populares, numa coletânea produzida pelo artista, Max da Fonseca Cardoso, que confeccionou os modelos ao longo de sua carreira como pipeiro.
O público poderá conferir modelos nacionais e também internacionais como: pipas Dragão da Indonésia, pipa Morcego do Nepal, águias da China, borboletas do Cambodja, a Gueixa e o Cisne do Japão, entre outras. O empinamento de pipas é praticado no Extremo Oriente desde os primórdios. Muitas lendas e suposições contam que o primeiro voo de uma pipa ocorreu há 200 anos antes de Cristo, pelos chineses. No Brasil, a prática foi trazida pelos portugueses em 1596. Com a popularização da prática por todo o mundo, novos nomes e diferentes formatos foram adotados.
E para que a criançada possa aprender a confeccionar suas próprias pipas, e, cair na brincadeira neste sábado, 29 haverá oficinas gratuitas de pipas com Max Cardoso. O evento acontece das 15h às 18h e a participação é por ordem de chegada e sujeita à lotação.
No dia 30 (domingo), das 9h às 12h, um grande encontro promete animar e encantar crianças e adultos. O Shopping Grande Rio promoverá revoadas no Estacionamento. O objetivo é que os alunos que participaram das oficinas, possam expor a pipa produzida, encontrando-se com amigos, soltando no ar o resultado de seu trabalho. O evento é aberto a todos.
A exposição de pipas tem entrada gratuita e ficará instalada no corredor da loja Toulon, com visitação no horário de funcionamento do shopping.
‘Rapunzel’ é atração infantil
domingo em São João de Meriti

No próximo domingo, 30 de julho, às 17h, o Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, apresenta a peça infantil “Rapunzel”. A história da garota de longas tranças, do conto infantil dos Irmãos Grimm, será encenada de forma diferente e bem divertida. O enredo gira em torno de uma de uma princesa que vive aprisionada em uma torre, e a aventura começa quando um atrapalhado príncipe entra em sua vida e lhe apresenta um mundo livre e cheio de alegria.
A atração encerra a programação teatral do mês de julho, e pode ser conferida por toda família.
Mesquita abre exposição sobre
importância da mulher negra

Paulo Tauil
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, foi comemorado em Mesquita com a exposição “A Importância da Mulher Negra no Mundo”. A data, que festeja ainda o Dia de Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas, ganhou destaque em Mesquita com peças do Instituto de Pesquisa Afro Cultural Odé Gbomi, de Nova Iguaçu. O acervo conta com itens que valorizam as mulheres do Egito, da África, no comércio, na fitoterapia, música, além de yabás e mães ancestrais, entre outras.
A atividade que é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, contou com a presença da secretária Cristina Quaresma na abertura do evento. A coordenadora de Políticas para Mulheres de Mesquita, Patrícia Xavier, abordou a importância de festejar o Dia da Mulher Negra. “Vivemos num país negro e ainda sim, as mulheres negras estão no topo de muitas estatísticas negativas. Além de homenagens, precisamos buscar políticas públicas que mudem essa realidade para assim, avançarmos na igualdade de gênero e direitos”, disse.
O curador da exposição, Antônio Montenegro, avalia de forma positiva o interesse da prefeitura em trazer a exposição para a cidade. “É sempre bom poder compartilhar cultura e novos conhecimentos. Está sendo um prazer comemorar essa data com a população de Mesquita”, afirma.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e a Coordenadoria de Políticas e Programas de Igualdade Racial.
Neste sábado, dia 29, estará sendo realizado na quadra do Tênis Clube de Mesquita, um aulão de comemoração ao segundo aniversário da Zumba Pliberdade e Sete Anões. Trata-se da segunda edição do Projeto Máximu´s, que tem o apoio do vereador Professor Max. O aulão de zumba vai reunir alunos do projeto que funciona na Praça da Liberdade, em Santo Elias, e da Praça Sete Anões, em Santa Terezinha. O evento começa às 9h e terá participação dos professores Marco Américo e Flávio Henrique. A entrada é gratuita.