Setembro é mês de circo-teatro na Baixada

Começa na sexta-feira, 2 de setembro, o espetáculo gratuito Pan O Circo da Terra do Nunca e os Malabaristas do Sinal Vermelho. A apresentação é da trupe Malungos de Circo-Teatro, formada por educandos do Circo-Escola Benjamim de Oliveira. A contação de história em circo-teatro passeia por diversas técnicas circenses como acrobacias, equilibrismo, trampolins acrobáticos, danças aéreas, maculêlê e muito mais. As apresentações acontecerão em todo o mês de setembro. As sextas os espetáculos serão exclusivos para projeto escola, e aos sábados e domingos para os diversos públicos, às 18h. O circo fica na Rua João de Deus Menezes, s/nº, Venda Velha, São João de Meriti.
O espetáculo é inspirado na música Malabaristas do Sinal Vermelho, de João Bosco, e faz trilhas pelo clássico Peter Pan para desenhar a trajetória realista, mágica e às vezes trágica destes meninos e meninas que jogam a vida nas ruas. O Circo-teatro mostra a trajetória de um grupo de meninos e meninas de rua que atravessaram os sinais vermelhos para chegar a uma terra encantada, onde descobrem que são mais do que pensam, e que podem mais do que imaginam. Tudo com muitas luzes, cores, dança, teatro e diversas técnicas circenses.
O Circo-Escola Benjamin de Oliveira faz parte do projeto Território de Educação para Promoção das Relações Etnico-Raciais (Tepir), da Ong Se Essa Rua Fosse Minha (SER), com patrocínio da Petrobrás, apoio da Unicef e de uma organização de cooperação internacional de Viena, na Áustria. Instalado desde 30 de abril de 2014 em uma lona com capacidade para 300 pessoas no bairro Venda Velha, o circo-escola oferece aulas gratuitas para crianças e jovens da Baixada Fluminense. O projeto tem como base o circo-teatro idealizado e criado por Benjamin de Oliveira, trapezista, acrobata, compositor, cantor, ator, diretor, dramaturgo e primeiro palhaço negro do Brasil.
As atividades do circo-escola já renderam bons frutos. Em junho de 2015 o projeto foi um dos seis circos sociais selecionados para se apresentarem na segunda edição do Circomondo, festival internacional de circo social. Dois jovens do Circo-Escola Benjamim de Oliveira foram os únicos representantes da América Latina durante o festival, que aconteceu em San Gimignano, na Itália, reunindo representantes de circos sociais do Afeganistão, Quênia, Líbano, Espanha, Itália e Brasil em apresentações circenses, além de palestras, oficinas, workshop, exibição de filmes e desfile pelas ruas de San Gimignano.
Serviço:
Espetáculo Pan O Circo da Terra do Nunca e os Malabaristas do Sinal Vermelho, da trupe Malungos de Circo-Teatro, formada por educandos do Circo-Escola Benjamin de Oliveira.
Apresentações: sextas, sábados e domingos a partir das 18h, sendo as sextas exclusivo para projeto escola. Durante todo o mês de setembro, a partir do dia 2.
Local: Lona do Circo-Escola Benjamin de Oliveira, na Rua João de Deus Menezes, s/nº, Venda Velha, São João de Meriti.
Classificação etária: Todas as idades
Ingresso: entrada gratuita
Shopping Nova Iguaçu estreia CineMaterna

O CineMaterna, que realiza sessões especiais para as mães levarem seus bebês de até 18 meses, chegou ao Kinoplex do Shopping Nova Iguaçu. Ontem, 50 mães e seus bebês de até 18 meses puderam assistir gratuitamente a sessão das 14h. O filme em exibição será Ben-Hur – com Rodrigo Santoro no papel de Jesus – escolhido pelas próprias mães por meio de enquete no site da Associação CineMaterna – www.cinematerna.org.br.
“Para as mães no pós-parto, não importa se é o primeiro ou o terceiro filho, este é sempre um momento especial e sensível. O CineMaterna conhece profundamente este universo e promove o retorno dessas mulheres à vida social, além de proporcionar entretenimento e cultura. No cinema, elas desfrutam de um momento de relaxamento e diversão”, conta Irene Nagashima, uma das fundadoras do CineMaterna que esteve presente na estreia.
A sessão CineMaterna no Kinoplex do Shopping Nova Iguaçu foi programada especialmente para proporcionar um ambiente amigável para mães e bebês, com som e ar condicionado suaves, sala levemente iluminada e tapete emborrachado para os nenéns que já engatinham. Também foram disponibilizados trocadores dentro da sala de exibição, equipados com fraldas, pomadas e lenços umedecidos – que puderam ser utilizados gratuitamente –, bem como um ‘estacionamento’ de carrinhos de bebês. Mães voluntárias recepcionaram o público.
“O CineMaterna é um espaço onde a mãe pode se divertir e também conhecer outras mulheres no mesmo momento da vida para trocar experiências. Por isso nossa missão é tornar o CineMaterna acessível a cada vez mais mães, tornando o pós-parto mais leve por meio de um programa agradável junto com seus bebês. Estamos muito felizes que o CineMaterna esteja se estabelecendo no Shopping Nova Iguaçu”, enfatiza Taís Viana, outra fundadora do CineMaterna que também prestigiou o lançamento.