
Já considerada um dos eventos culturais mais esperados do Rio, a Feira Crespa, chega até a Arena Jovelina Pérola Negra levando o melhor da moda, arte, culinária e cultura afro no dia 19 de novembro. A feira reúne, no mês da consciência negra, na Lona Cultural: oficinas práticas, roda com vivências compartilhadas e trocas de experiências, desfile da marca KARIBU com tendências e inspirações do afrostyle, e intervenções artísticas a partir das 15h com entrada colaborativa.
Além do espaço destinado a venda de produtos, muita música e comida da melhor qualidade, o encontro conta ainda com oficinas de dança com o grupo NPD Crew e percussão com o Bloco Coração Batuqueiro. O espaço também recebe o Encontro de Tambores e o Cinemão, com a exibição do filme ‘Tambor: O Chamado dos Orixás’ da diretora Carolina Franchini. O comando das pickups do Baile do Crespa fica por conta dos DJs residentes Rainha Crespa e Marjan com a participação, mais do que especial, do DJ Leonardo Sstyle.
Novas marcas e outras já conhecidas pelo público como Negra Rosa, BelÁfrica Brincos e Acessórios, Amara Nega, AZmarias, Queens Hamburgueria Artesanal e Doce Magia, marcam presença na 9ª edição do evento prometendo novidades e preços convidativos. A iniciativa busca homenagear diferentes personalidades negras a cada edição e nomes como: Tati Quebra Barraco, considerada a ‘rainha do funk carioca’, Edd Wheller, uma das primeiras rappers do Rio de Janeiro, e a Cassiana Belford, filha da saudosa Jovelina Pérola Negra, também já foram lembrados. A homenageada da ocasião é a educadora e artista Sinara Rúbia – contadora de histórias negras, formada em literatura/ português, enaltecendo a cultura negra através da oralidade.
A Feira foi concebida no projeto Agência de Redes para Juventude que, através de sua metodologia assertiva, transforma ideias em ação no território. Suas principais edições acontecem em parceria com a Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, bairro onde vivem seus realizadores. Suas edições realizadas na zona norte, além da versão especial na Cinelândia (RJ) no Circuito Minc 2015, e a edição de primavera no Campo de Santana, garantiram o sucesso repercutido em toda a cidade. Desta vez a Feira Crespa traz a produção periférica afro urbana de volta à Arena no mês da consciência negra exaltando suas origens com o tema ”O tambor que nos uniu”, através da pesquisa e curadoria do pesquisador Júlio Rosa.
A realização é da Rainha Crespa – que visa capitanear produções e soluções culturais, de entretenimento, moda ou sócio-educativas destinadas para, e protagonizadas por negros. A produtora propõe a reflexão, o diálogo e apóia iniciativas pró valorização de mulheres pretas e ainda sobre os mais diversos temas diversos ligados à negritude. Idealizadora do projeto, a produtora e DJ Elaine Rosa, foi convidada pela Agência de Redes para participar da Conferência PovGov 2015, realizada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) com tema “Iniciativas educacionais e empreendedoras de suporte a jovens em área de violência”, retornando abastecida de outras experiencias e motivada a continuar usando a Feira como uma ação afirmativa de combate ao racismo e valorização da cultura negra. O evento conta também com a colaboração dos parceiros da Donna Natureza e da Block Produtora Cultural.