9 de setembro de 2024

A vocação para as artes sempre esteve rondando a vida de Kátia Pereira. Nascida em Nova Iguaçu e moradora do bairro da Posse, a artista plástica se encantou primeiro ao ver a mãe pintar. Mas a oportunidade de abraçar a arte veio em definitivo há 20 anos. Ela trabalhava como secretária de uma academia de dança em Copacabana. A chefe dela ganhou uma bolsa de estudos numa oficina de artes e a presenteou. O curso foi parar nas mãos certas e Kátia começou a produzir intensamente. O estilo de Kátia poderá ser apreciado na exposição “Good Vibes”, que estará aberta à população, gratuitamente, a partir desta quinta-feira (4), até o dia 30 de agosto, na Galeria de Artes Fenig, que fica na rua Governador Portela, 812, 2º andar, no Centro de Nova Iguaçu.  O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Graduada em Artes Visuais, Kátia Pereira hoje se dedica exclusivamente à pintura e ao ensino dessa arte. Entre os pintores que mais a inspiram para criar suas obras estão o britânico Jack Vettriano e sua notável arte contemporânea e dois holandeses notáveis: Rembrandt, do movimento barroco; e Vincent Van Gogh, mestre do pós-impressionismo. “Eu passeio por vários estilos, inspirada nos grandes mestres da paisagem, da natureza morta, do auto retrato, da pop art e da arte contemporânea”, define Kátia Pereira.

Kátia realizou sua primeira exposição em 2004, no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca. Em 2018, ministrou oficinas de pintura a óleo e exposição no Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu. Em 2019, expôs com seus alunos no Hotel Mercure Nova Iguaçu. No ano de 2022 realizou a exposição na Livraria Saraiva e no ano passado realizou mais uma exposição no Mercure.

Este ano, ela apresenta a exposição “Good Vibes” (boas vibrações). O título descreve a atmosfera positiva, alegre e harmoniosa da sua arte. Kátia destaca a importância de cercar-se de pessoas positivas. “A energia boa pode ser sentida e compartilhada e o universo conspira à favor quando estamos em sintonia com boas vibrações”, afirma.

“Expor em Nova Iguaçu é uma oportunidade de representar a minha cidade mostrando a minha arte. Tenho muito orgulho de ter pintado a Fazenda São Bernardino (patrimônio histórico em Vila de Cava) e pretendo pintar mais imagens que representem Nova Iguaçu”, finaliza a artista.

Criada em 2019, a Galeria de Artes Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, recebe artistas visuais dos mais diferentes estilos, prestigiando a produção local e a divulgação dos trabalhos de veteranos e jovens talentos das artes. Todas as exposições têm entrada gratuita.