
Capoeiristas e representantes de academias se reuniram no último sábado (23) no 1º Ginga Japeri – Encontro Intermunicipal de Capoeira. O evento, que aconteceu na Escola Municipal Bernardino de Melo, contou com o apoio da Prefeitura de Japeri. O prefeito da cidade, Carlos Moraes, acompanhou a programação.
“Estamos apoiando todas as iniciativas que podem transformar a vida das pessoas, principalmente a das nossas crianças e jovens”, destacou Carlos Moraes, ao lado do secretário de Esporte, Turismo e Lazer, José Célio de Araújo.
O 1º Ginga Japeri teve como objetivo divulgar a prática do esporte na cidade. “Estamos nos unindo para que a capoeira tenha mais espaço na cidade, para que as pessoas conheçam o esporte e seus benefícios”, disse Adriano Leal, professor de Educação Física e um dos organizadores do evento.
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. A capoeira promove a coordenação e flexibilidade, ajuda a liberar o estresse, pode ser praticada por todas as faixas etárias, amplia o conhecimento, incentiva o respeito ao próximo e a autoconfiança, entre outros benefícios.