MAR ABERTO: Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, o MAR realiza o III Fórum de Acessibilidade e Inclusão, entre outras atrações gratuitas

No sábado, dia 21 de setembro, as portas do Museu de Arte do Rio estarão abertas, sem cobrança de ingresso, a todos que quiserem conhecer as exposições e ainda participarem das atividades que celebram o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. O MAR Aberto é um oferecimento da Equinor, empresa patrocinadora master do Museu. Na ocasião será realizado o III Fórum de Acessibilidade e Inclusão MAR 2024 que terá na sua programação uma conversa com convidados, oficina de dança e batalha de passinho.

“Aumentar o acesso dos brasileiros a iniciativas culturais está em plena sintonia com os objetivos da Equinor. Acreditamos que, por meio da educação, do esporte e da cultura, podemos contribuir para a criação de valor local sustentável e para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e justa. Desde 2018, o MAR tem sido um parceiro estratégico nesse esforço, oferecendo uma oportunidade singular para que nossos valores se materializem. Integrar a agenda de diversidade em um espaço tão relevante para o Rio de Janeiro e para o Brasil nos enche de orgulho e satisfação,” destaca Veronica Coelho, Presidente da Equinor no Brasil.

Na mesa de abertura do III Fórum de Acessibilidade e Inclusão do MAR, além do lançamento dos últimos recursos de acessibilidade do museu, será realizada uma conversa sobre a cultura DEF, que são os produtos culturais, como música, arte, peças teatrais e filmes produzidos por pessoas com deficiência e também sobre movimentos anticapacitistas na arte, na cultura e no mundo corporativo. E ainda, será feito o lançamento carioca do Mapeamento Acessa Mais, iniciativa em parceria da SEFLI/Ministério da Cultura em parceria com a UFBA. A proposta da pesquisa é mapear os profissionais com deficiências da cultura e acessibilidade cultural do Brasil. 

No período da tarde será realizada a oficina de passinho ministrada por Celly IDD, referência no movimento funk que vêm investigando sobre os caminhos de interação dos graves do batidão com a corporeidade surda. A oficina será aberta para surdos e ouvintes. Ainda durante a programação haverá uma Batalha de dança All Style, onde todos os estilos de danças urbanas serão contemplados. À frente da Batalha teremos o grupo Imperadores da Dança convocando todos os corpos que dançam para batalhar e concorrer a um prêmio. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. O MAR Aberto vai expandir o acesso do público às exposições e ao Museu como um todo. “Garantir o acesso aos bens culturais demanda um esforço conjunto de diversos setores, além de investimentos e políticas voltadas para a democratização da cultura. Por isso, é uma grande satisfação para nós celebrar a gratuidade do MAR, em parceria com a Equinor, nossa patrocinadora Master. Somos um espaço plural, onde a convergência de diferentes protagonismos se torna cada vez mais evidente. A gratuidade oferecida pelo MAR Aberto reforça a missão do Museu de Arte do Rio de proporcionar conhecimento, cultura e arte a todos os públicos”, afirma Sandra Sérgio, diretora executiva do Museu.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

PROGRAMAÇÃO – 21 de setembro

MAR ABERTO: sábado gratuito

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: 11h às 18h (última entrada às 17h)

10h30 – 12hAnticapacitismo e Cultura DEF + Lançamento RJ do Mapeamento Acessa MaisRepresentante Able Equinor;Amanda Lyra;Aline Zeymer – MinCMediação: Rita ValentimAuditório
13h30 – 15hOficina Funk e Passinho – para surdos e ouvintes Celly Idd e convidadoSala 2.2
15h30 – 18hBatalha de dança All Style com Idd  Imperadores da Dança;Felipe BertyPilotis
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!