
Foto: Divulgação
Patrocinados pela Lamsa, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e apoiado pelo Instituto Invepar desde julho, os projetos “Grafitando Caminhos” e “Os Caminhos da Música”, do Instituto Vida Real, celebram o fim de seu primeiro ciclo promovendo tardes de arte para jovens da Maré. O Instituto vai realizar recitais de música e oficinas de grafite nos dias 1 e 5 de dezembro às 10h e às 13h na Escola Municipal Genival Pereira Albuquerque e no dia 7 às 17h em sua sede, ambos na comunidade da Maré.
“Estamos muito felizes com nosso primeiro trabalho em conjunto com a LAMSA e queremos estender essa alegria a toda a comunidade com essas tardes de expressão e arte. Temos entre nossos alunos jovens com deficiência, o que permite diálogos, para além das questões culturais. É um trabalho de inclusão e expressão muito importante”, explica Sebastião Antonio de Araujo, presidente do Instituto Vida Real.
O “Grafitando Caminhos” tem como objetivo estimular, por meio da arte, a expressão dos jovens moradores do Complexo da Maré com oficinas teóricas e técnicas de grafite. Temas como a história do grafite e sua concepção como arte urbana são abordados nas aulas. Já “Os Caminhos da Música” oferece oficinas práticas e de introdução à música e ao canto e ensina temas como história da música, além de apresentar autores e cantores do gênero musical MPB. Os projetos também incentivam a redução do impacto ambiental e trabalham nas aulas a conscientização quanto à produção de lixo na comunidade.