
Foto: Maílson Santana/FFC
O Fluminense iniciou a temporada com o objetivo de brigar por títulos. No entanto, no decorrer da temporada, alguns problemas atrapalharam o desempenho da equipe. No fim, a taça da Primeira Liga foi o único momento de alegria para a torcida no ano.
Sob o comando de Eduardo Baptista, os tricolores sofreram com a irregularidade. Com isso, o técnico acabou demitido e Levir Culpi contratado. No entanto, o experiente comandante entrou em atrito com Fred logo nos primeiros dias de trabalho. Após uma trégua inicial, o atacante aceitou proposta do Atlético-MG e foi para Belo Horizonte.
Levir Culpi também sofreu com a irregularidade do time, principalmente pelas constantes mudanças dos locais de jogos pela falta do Maracanã. O clube conseguiu mandar algumas partidas e teve boas atuações no Giulitte Coutinho, mas a sequência negativa na parte final do Campeonato Brasileiro determinou um fim de ano melancólico nas Laranjeiras.

Foto: Bruno Haddad/FFC
Os números mostram como o ano do Fluminense não foi dos melhores. Dos 68 jogos na temporada, foram somente 27 vitórias, 19 empates e 22 derrotas. O ataque marcou 93 gols, mas sofreu 74. O artilheiro da temporada foi o meia Cícero, com 15 gols, um a mais que Gustavo Scarpa.
>> Cariocão – Sem poder contar com o Maracanã, o Fluminense recorreu ao Raulino de Oliveira para mandar grande parte de suas partida na competição. Com a Primeira Liga como prioridade, os tricolores passaram com um pouco de dificuldade pela Primeira Fase.
Já na Segunda Fase, a campanha foi melhor e a classificação para a semifinal veio com a segunda colocação. Na última rodada, os tricolores perderam a decisão da Taça Guanabara para o Vasco, mas no regulamento deste ano nada mais era do que uma conquista simbólica.
No entanto, na semifinal, o Fluminense acabou surpreendido pelo Botafogo e foi eliminado após derrota por 1 a 0.
PRIMEIRA LIGA
Após derrota em casa na estreia para o Atlético-PR, o Fluminense se recuperou e conseguiu a recuperação com vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão. A classificação para a semifinal veio com triunfo sobre o Criciúma. Na luta pela final, os tricolores levaram a melhor sobre o Internacional nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal.
A decisão aconteceu em Juiz de Fora, contra o algoz na estreia, o Atlético-PR. Só que desta vez, o Fluminense foi superior e conquistou o título com vitória por 1 a 0. O herói da partida foi o atacante Marcos Júnior.
COPA DO BRASIL
O Fluminense mostrou força na estreia da competição ao eliminar a Tombense-MG em jogo único na Primeira Fase. Já na Segunda Fase, o adversário foi a Ferroviária-SP. Após empate no interior paulista, uma vitória com tranquilidade sacramentou a classificação dos cariocas.
Na terceira fase veio o susto. O Fluminense empatou em casa com o Ypiranga-RS. No confronto de volta, já sem o atacante Fred, a equipe cariocas mostrou força e venceu os gaúchos.
Nas oitavas de final, o adversário foi o Corinthians. No duelo de ida, no Rio de Janeiro, empate por 1 a 1. Já na volta, em uma partida com muita reclamação por parte dos tricolores, derrota mínima e eliminação da competição.
CAMPEONATO BRASILEIRO
O Fluminense começou o Campeonato Brasileiro com um misto de euforia pela conquista da Primeira Liga, mas a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca. Após as primeiras rodadas, os maus resultados culminaram na demissão do técnico Eduardo Baptista.
A chegada de Levir Culpi foi bem aceita pela torcida, mas em pouco tempo, o novo treinador se desentendeu com o principal astro do time: Fred. O jogador chegou a dizer que não voltaria a atuar sob o comando do técnico, mas foi convencido a mudar de ideia. Quando tudo parecia estar bem, o jogador recebeu proposta do Atlético-MG e acertou sua volta a Belo Horizonte.
Mesmo sem Fred, o Fluminense se manteve na briga pelas primeiras colocações durante boa parte da competição. Os tricolores contavam com as boas fases dos meias Cícero e Gustavo Scarpa.
No entanto, na parte final do campeonato, o Fluminense teve queda de rendimento qualificada. Tanto que a equipe ficou as últimas dez rodadas da Série A sem conquistar uma vitória. Com isso, os tricolores viram as chances de disputar a Libertadores acabarem. Levir Culpi foi demitido e o interino Marcão comandou o time nos últimos jogos.
Na última rodada, os cariocas foram o último adversário do Internacional, que após empate no Giulitte Coutinho, acabou rebaixado. Para o Fluminense, a classificação para a Copa Sul-Americana de 2017 não serviu de consolo.