
Foto: Vitor Silva / SSPress
A delegação do Botafogo desembarcou no Rio nas primeiras horas da manhã de ontem e os jogadores foram recebidos com festa por torcedores que compareceram em bom número ao Aeroporto do Galeão. Na chegada os atletas tiveram seus nomes gritados, sendo que o mais assediado foi mesmo o goleiro paraguaio Gatito Fernández, o grande nome da classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores. Após derrota por 1 a 0 no tempo regulamentar, o filho do ex-arqueiro Gato Fernández defendeu três cobranças e selou a presença do Alvinegro na etapa seguinte da competição.
Os torcedores gritaram o nome de Gatito, cantaram músicas enaltecendo o time e provocando rivais e alguns chegaram até a ensaiar os passinhos dados pelo técnico Jair Ventura logo depois da classificação na primeira fase, diante do Colo-Colo, no Chile.

Foto: Vitor Silva / SSPress
O treinador, inclusive, anunciou que o plantel foi liberado logo após o desembarque para ter quatro dias de folga. Descanso até domingo, ou então possibilidade de aproveitar o Carnaval para os festeiros.
“Nós enfrentamos momentos de muita tensão contra Colo-Colo e Olímpia pela responsabilidade da classificação. Agora vamos descansar um pouquinho com merecimento, pois depois o bicho vai pegar, pois outras grandes equipes do continente vão cruzar nosso caminho”, disse Jair.
Os jogadores não conseguiam esconder a alegria pela classificação. “Para nós foi uma alegria muito grande, pois tiramos um peso das costas. Sabíamos que a cobrança era grande, mas esse dia ia ser nosso, porque a determinação do Botafogo foi grande”, disse o volante Bruno Silva.
Agora o elenco do Botafogo só vai se reapresentar na segunda-feira à tarde. O próximo compromisso do time será a estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, no dia 11 de março contra o Volta Redonda no Estádio Nilton Santos. No mesmo local, dia 14 de março, o time estreia na fase de grupos da Libertadores enfrentando o Estudiantes, da Argentina.
Herói dedica classificação a lesionados

Foto: Vitor Silva / SSPress
O herói da partida histórica foi o goleiro Gatito Fernández, que entrou no segundo tempo na vaga do lesionado Helton Leite e defendeu três penalidades dos paraguaios. O arqueiro dedicou a classificação ao companheiro e aos demais jogadores que não puderam viajar com a delegação.
“Claro que eu não queria entrar nessa situação. Acreditava na gente, fui abraçar o Helton que foi um reforço grande. O Montillo ficou em casa, o Jefferson, o pessoal que está no departamento médico. Esse grupo é muito forte. O cara que entra tem que dar conta dessa situação”, disse.
O Botafogo se classificou para o grupo 1 da Libertadores, ao lado do atual campeão Atlético Nacional-COL, Barcelona de Guayaquil-EQU e Estudiantes-ARG. A estreia dos alvinegros na Fase de Grupos será contra os argentinos.
por Jota Carvalho