
Foto: Vitor Silva/SSPress
O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, está trabalhando junto com seu departamento de futebol para anunciar até o fim da semana a contratação de pelo menos dois reforços para ajudar o técnico Ricardo Gomes na campanha da Série B do Campeonato Brasileiro. O dirigente está contando com a ajuda de um grupo de empresários e botafoguenses ilustres para conseguir concretizar as negociações e arcar com os salários desses atletas.
O nome que está mais perto de um acordo é o do meia Almir, que foi revelado nas categorias de base do próprio Glorioso e que atualmente está no Flamengo. O jogador se destacou pelo Bangu na disputa do Campeonato Carioca, teve proposta dos botafoguenses, mas na época acabou acertando com o Rubro-Negro. Na Gávea o apoiador sofreu com algumas lesões e acabou perdendo espaço com a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo.
A negociação por Almir começou com uma sondagem que Ricardo Gomes fez com o técnico do Flamengo, Cristóvão Borges. Os dois são amigos pessoais e trabalharam juntos no Vasco. Tanto que Cristóvão fez questão de ir ao Estádio Nilton Santos acompanhar o primeiro jogo de Gomes à frente do Glorioso. Cristóvão não parece disposto a utilizar Almir e isso abriu uma brecha para que o comandante do Alvinegro, fã do atleta, provocasse a diretoria a abrir negociações.
A negociação com Almir esquentará ainda mais porque as conversas com o outro nome para o setor, o experiente Danilo, hoje no Corinthians, não avançaram. Isso porque o atleta, mesmo sendo pouco utilizado no Parque São Jorge, preferiu permanecer no Timão e cumprir seu contrato até o fim do ano, uma vez que tem grande carinho pelos corintianos. O acerto com esse atleta, de salário alto para o Alvinegro, só poderia ser concretizado com o auxílio de empresários.
Outro reforço seria para o ataque e o primeiro nome a ser trabalhado é o de André Lima, que também se destacou pelo Botafogo entre 2007 e 2009 e que atualmente defende as cores do Avaí. O grande entrave nesse caso é que o atleta tem um salário considerado alto para a realidade do Botafogo e é considerado titular no time catarinense. As primeiras sondagens já aconteceram e partiram do empresário Manoel Renha, que conhece André da época em que ajudou a gestão do ex-presidente Bebeto de Freitas.
Outra posição considerada carente pela comissão técnica do Botafogo é a lateral direita. Isso porque com a negociação de Gilberto para a Fiorentina, da Itália, Luis Ricardo assumiu a posição. O jogador conta com a confiança de Gomes, porém, seu reserva imediato passou a ser o jovem Diego, revelado nas categorias de base e que se mostrou muito tímido quando foi utilizado. Ricardo Gomes acha arriscado seguir só com os dois e perder Luis Ricardo por lesão quando o clube não tiver mais condições de repor.
Um exemplo de que o caso é tratado como um problema é que Luis Ricardo recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o ABC, na noite desta terça-feira, e terá que cumprir suspensão no confronto direto contra o América-MG no próximo sábado, às 16h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), pela última rodada do primeiro turno da Série B. Ricardo Gomes não quis confirmar a entrada de Diego e são grandes as chances dele improvisar um outro nome no setor. Nesse caso o volante Fernandes aparece como a primeira alternativa, pois foi testado algumas vezes no posto.
Sem Luis Ricardo, o treinador do Glorioso deverá começar a definir o time no treino desta quinta-feira, já que a quarta-feira foi apenas de trabalho regenerativo. Nas demais posições o Alvinegro deverá repetir a escalação do duelo contra o ABC. Com o triunfo de terça-feira o Botafogo ganhou uma posição e aparece em terceiro lugar na Série B com 33 pontos conquistados, um a menos que Vitória e América-MG, que dividem a liderança.