
Foto: Francisco Filho/PMM/Divulgação
Aos 61 anos, a mesquitense Hada Rúbia da Silva não esperava ser selecionada para participar do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, um dos principais símbolos da Olimpíada. Da mesma forma, Denise Abílio de Andrade, moradora da Chatuba há 16 anos, também se surpreendeu ao receber a notícia.
Elas foram indicadas para participar desse momento histórico pelo Instituto ‘Doe Seu Lixo’, onde trabalham como catadoras de materiais recicláveis. A organização conta com o apoio da Coca-Cola, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos 2016, que solicitou a indicação de pessoas com histórias de vida inspiradoras para fazer parte do maior evento esportivo do mundo.
Hada colabora não só com o Instituto ‘Doe Seu Lixo’. Ela também trabalha há mais de 20 anos na Cooperativa Mista de Coleta e Reaproveitamento de Mesquita (Coopcarmo). Hada conta que começou fazendo trabalho social em uma igreja, atendendo especialmente mulheres em situação de risco social. Na época, o padre incentivou que as mulheres encontrassem uma ocupação e sugeriu o trabalho com a coleta de lixo. Hoje sua história é conhecida em diversas partes do Brasil e do mundo, tendo recebido premiações, como o Prêmio Mulher Empreendedora do Sebrae, em 2006.
“Quando me ligaram, pensei que fosse uma brincadeira. Tudo isso é resultado da minha luta, garra e coragem. E quero que minha neta me veja agora como um espelho. Esse momento de revezamento é como se eu mesma estivesse recebendo a medalha de ouro”, afirma Hada Rúbia.
Denise, de 47 anos, também trabalha com a coleta de materiais recicláveis há algum tempo. Ela conheceu essa atividade há 10 anos, porém precisou se afastar por um tempo para cuidar de sua mãe. Denise é coordenadora do galpão onde trabalha, no Centro de Mesquita, mas enfatiza que, além de promover a disciplina e o respeito entre todos, faz tudo o que for preciso. Atualmente, o trabalho com a coleta seletiva representa sua principal fonte de renda.
Sobre o revezamento da tocha olímpica, ela afirma que será uma honra participar. “Não esperava que me chamassem. Milhares de pessoas poderiam ter sido escolhidas”, comenta.
A tocha olímpica chegou ao Brasil no dia 3 de maio, passará por mais de 300 cidades e encerrará seu percurso no Rio de Janeiro, em agosto, quando terão início os Jogos Olímpicos 2016.
Corrida do Trabalhador
inscreve até amanhã

As inscrições para a 4ª edição da Corrida do Trabalhador estão chegando ao fim. Os interessados têm até às 16h desta quinta-feira (19), para garantir presença. É importante ressaltar que neste ano não serão realizadas inscrições no dia.
Com um percurso de seis quilômetros, a corrida acontecerá no sábado (21), com concentração às 7h, no Paço Municipal, Centro, e largada prevista para 9h. Para participar, é necessário ter no mínimo 12 anos de idade e entregar 1 (um) quilo de alimento não perecível no ato da inscrição. É preciso ainda apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem se inscrever acompanhados pelo responsável legal.
O número de identificação e o colete serão entregues no dia da prova, mediante a apresentação da identidade e comprovante de inscrição. Os três primeiros colocados de cada categoria (masculina ou feminina) receberão um prêmio que pode ser um televisor de LED, notebook ou bicicleta, de acordo com a ordem de chegada. O mesmo critério será usado em relação aos três primeiros colocados de cada categoria e que morarem na cidade.
>> Locais de inscrição: Vila Olímpica – Avenida Baronesa de Mesquita, s/n, Edson Passos; Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo – Avenida União, s/n, Centro (prédio anexo ao Tênis Clube) e Prefeitura – Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro. Mais informações: 3763-9803.
por Jota Carvalho