
Foto: Luiz Ambrósio/PMQ
Mais uma vez a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, será sede de um grande evento esportivo. Nos últimos anos, os queimadenses estão se acostumando com disputas de diversas modalidades olímpicas e desta vez não será diferente. Neste domingo (23), será a vez de o município abrir as portas para cerca de 400 judocas que participarão da 4ª edição da Copa Queimados de Judô, evento promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Judô do Rio de Janeiro. As disputas acontecerão no Ginásio Poliesportivo Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n- Vila Pacaembu), a partir das 8 horas, com entrada franca.
Após campeonatos de alto nível de Taekwondo e Jiu-jitsu, a cidade vai receber mais uma vez competidores de um esporte olímpico. A competição reunirá atletas de diversos municípios da região e a organização espera um público de cerca de mil pessoas. A Copa Queimados de Judô dará destaque a judocas de todas as categorias: pesado (+100kg no masculino e +78kg no feminino), meio-pesado (90kg a 100kg e 70kg a 78kg), médio (81kg a 90kg e 63kg a 70kg), meio-médio (73kg a 81kg e 57kg a 63kg), leve (66kg a 73kg e 52kg a 57kg), meio-leve (60kg a 66kg e 48kg a 52kg) e ligeiro (-60kg e –48kg).

Foto: Luiz Ambrósio/PMQ
A competição visa proporcionar aos atletas da cidade um torneio que possa reunir e encontrar lutadores antes não valorizados no município. De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, professor Luiz Carlos Monteiro, estas competições são pontapés inicias para revelar novos talentos. “Em torneios como estes surgem atletas de ponta que anos mais tarde se tornam as grandes estrelas do esporte brasileiro. As escolas e as vilas olímpicas têm um papel muito importante nessa formação”, disse Monteiro.
>> “Esperanças de medalhas em casa” – Os judocas Lucas Correia (17) e Fernanda Chagas (14) estão entre as grandes esperanças de bons resultados da cidade anfitriã. Ele foi o primeiro judoca da Vila Olímpica de Queimados a receber faixa preta e está motivado para mais uma competição. Fernanda, apesar da pouca idade é orgulho dos queimadenses. Este ano, a jovem foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro da modalidade, na categoria Sub-15, entre 400 atletas da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
por Jota Carvalho