
Foto: Davi Boechat
Manhã de domingo. Para muitos, um dia de descanso, de dormir até mais tarde. Mas este não é o pensamento de cerca de 150 pessoas que foram este fim de semana à Fazenda Faísca, em Tinguá, para o Extreme Camp, um evento que reúne caminhada e corrida em um percurso que passa por estrada de terra, trilhas, pedras, cachoeira e muitos obstáculos.
Esta foi a terceira etapa do Extreme Camp. Organizador do evento, Rafael Reina comemora o crescimento do número de inscritos a cada edição e explica como funciona a prova. “É uma atividade que envolve toda essa natureza maravilhosa de Tinguá. São vários tipos de obstáculos. É preciso passar pela água, sobrepor terrenos rochosos. É muita lama e muita diversão para o pessoal”, conta Reina.
Os participantes estavam ansiosos para a corrida, mas antes participaram de um café da manhã com muitas frutas e shakes. A largada foi dada às 9h. Primeiro, partiram os participantes da caminhada. Logo em seguida, os corredores iniciaram o percurso de seis quilômetros orientados pela triatleta Fátima Provençano.
“Como corredora de provas de aventura, sempre gostei de estar em contato com a natureza. Então resolvemos trazer as pessoas para treinar em um ambiente saudável que reúne famílias inteiras, pais, filhos e amigos”, explicou Fátima, conhecida no meio esportivo como Fatinha, também organizadora do evento.
Corredor elogia percurso

Foto: Davi Boechat
O vendedor Alexandre Lopes, 37 anos, é corredor amador e foi o primeiro a completar o percurso. Foi a primeira vez que ele correu longe do asfalto e o atleta gostou da experiência.
“Eu nunca havia participado de uma corrida de obstáculo. Vim pra sentir na pele como é essa modalidade, que é muito diferente da meia maratona, o tipo que eu costumo correr. O treino colaborou bastante por ajudar na melhora da resistência. Foi fantástico, valeu a pena e com certeza estarei na próxima”, garantiu Alexandre.
A próxima, aliás, já tem data marcada. No dia 16 de agosto será realizado o Circuito Extreme Camp, também em Tinguá. Este, diferentemente do que aconteceu no fim de semana, que foi apenas um treinamento, será um evento oficial, com marcação de tempo e premiação aos competidores. As inscrições poderão ser feitas pelos sites ativo.com e r2esportes.com.br.
“A nossa avaliação de hoje é positiva, para que possamos dar conta do evento que vai acontecer em agosto. Foi bom ver que todos os participantes completaram a prova, nenhum deles fugiu. Nova Iguaçu está pronta para receber os atletas de outros municípios e até mesmo outros estados”, garante Chico Pinheiro, outro organizador do Extreme Camp.
por Raphael Bittencourt (raphael.bittencourt@jornalhoje.inf.br)