
Foto: Raffa Tamburini/Divulgação
Com 36 atletas, sendo 13 confirmados no elenco que vai disputar a Copa Rio, o America treinou pela primeira vez no Vale das Laranjeiras, em Xerém.
No CT do Fluminense, situado na cidade de Duque de Caxias, o Rubro de Campos Sales fez atividades voltadas para o certame deste semestre. Comandados por Clovis de Oliveira e sua comissão técnica, os americanos se movimentaram com bola por cerca de 1h30min.
“Temos um grupo jovem de quase 40 atletas e não é esse o número que queremos para o plantel. A minha ideia é que até o dia 18 eu tenha cerca de 85% do elenco, para estrear bem na Copa Rio. Após o Estadual fizemos uma avaliação seletiva, com atletas que já tinham um histórico e aproveitamos seis dentre sessenta, que ainda seguirão em observação. Além disso treinei o grupo dos juniores por cerca de uma semana e puxei alguns para treinar com os 13 profissionais confirmados. Aos poucos o plantel será definido”, disse Clovis.

Foto: Geraldo Bertanha/Mogi Mirim EC
O treinador americano dividiu o elenco em três times de nove atletas – sem contar com os quatro goleiros disponíveis, Felipe, Igor Rezende, Luís Henrique e Higor Lopes, que se revezaram no gol -, que se enfrentaram alternadamente. O trabalho, limitado a dois toques por atleta, gerou bastante movimentação em campo e agradou o técnico americano.
“Este primeiro dia foi muito bom. Gostei e falei para os jogadores. A vontade e o comprometimento me animaram. Já conheço o grupo, que tem vontade e qualidade. Disse a eles que fiquei muito satisfeito e pedi para colocarem na cabeça, com respeito aos adversários, que o nosso objetivo é buscar o título. Vai ser um torneio muito difícil, mas com trabalho e comprometimento, se Deus quiser, vamos obter o nosso objetivo”, afirmou.

Foto: Raffa Tamburini/Divulgação
Além de Clovis, a atividade foi acompanhada de perto por Marco Antônio Teixeira, diretor executivo de futebol. O elenco também foi orientado por Chico Santos, auxiliar técnico, Felipe Venturin, preparador físico, Elmo, preparador físico dos Juniores, e Willian Bacana, treinador de goleiros. Álvaro Chaves (médico), Fábio Marino (fisioterapeuta), Santana (massagista), Alan Claudio (auxiliar de massagista) e o roupeiro Chiquinho, completaram a equipe presente no CT Vale das Laranjeiras.
No mesmo local, também às 15h desta terça (5), o America treinará de novo. As atividades serão voltadas para a estreia americana na Copa Rio, marcada para o dia 17, contra o Angra dos Reis. O local e o horário ainda não foram divulgados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, organizadora da competição.
>> Atletas confirmados no elenco que disputará a Copa Rio – goleiros: Felipe, Luís Henrique e Igor Rezende; laterais: Wagner Diniz, Wander e Enric; zagueiro: Fábio Braz; meio-campistas: Muniz, Darlan e Accioli; atacantes: Jean, Russo e Daniel.
Clube anuncia primeiros reforços
Após seu primeiro dia de treinos voltados para a Copa Rio, o America confirmou o primeiro reforço para o torneio. Trata-se do lateral-esquerdo Dieguinho, que atuou pelo Macaé no Estadual de 2016. Formado e revelado pelo Fluminense em 2008, o atleta treinou com o elenco na segunda-feira (4), e acertou as bases contratuais com o Mecão ontem (5/7). O reforço rubro, que assinará contrato ainda nesta semana, foi anunciado pelo diretor executivo de Futebol, Marco Antônio Teixeira. O jogador ficará no America até o fim da Copa Rio.
Depois de surgir para o futebol profissional com a camisa do Tricolor das Laranjeiras, Dieguinho passou por outros onze clubes, entre eles, o Mogi Mirim-SP, Brasiliense-DF, Tupi-MG e Bragantino-SP. No Rio o canhoto de 26 anos também jogou por Bonsucesso, Duque de Caxias e Goytacaz.
>> O zagueiro Roni Temporini é mais um nome confirmado no plantel rubro da Copa Rio. Aos 23 anos, o zagueiro de 1,90cm dará sequência a sua segunda passagem pelo Mecão, iniciada em Janeiro deste ano – Roni também atuou pelo America em 2013. O defensor destro é o segundo nome confirmado para o setor, que também conta com Fábio Braz.
por Jota Carvalho