Del Nero diz que leva mandato até o fim

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Na Câmara, em depoimento, presidente da CBF chamou Marin de "grande companheiro" Foto: Ed Ferreira/Folhapress
Na Câmara, em depoimento, presidente da CBF chamou Marin de “grande companheiro”
Foto: Ed Ferreira/Folhapress

Marco Polo del Nero foi à Câmara dos Deputados prestar esclarecimentos na Comissão de Esporte da casa e abriu sua fala chamando José Maria Marin de “grande companheiro”. Ao mencionar o ex-parceiro, hoje preso na Suíça por crimes de corrupção, ele falou sobre a detenção do seu antecessor no comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
“São fatos sumamente graves noticiados pela imprensa, mas infelizmente atingem um grande companheiro com quem tive convívio nos últimos anos. Isso machuca muito mais. Eu participava de todos os momentos com ele. O propósito das denúncias a todos surpreendeu, e a mim também”, disse Del Nero, que também descartou qualquer hipótese de renúncia.
“Renuncia quem tem alguma coisa errada na vida. Eu não renuncio não. Eu vou cumprir meu mandato, fui eleito democraticamente, com 25 dos 27 votos. Tenho obrigação. Às vezes dá vontade de ir embora. Presidente de clube tem vontade de ir embora todo dia, mas ele tem obrigação com o eleitorado dele, ele não pode deixar quem os deixaram um dia. Vou ficar lá até o último dia”, disse Del Nero.
Marin foi preso há duas semanas, acusado de crime fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção. Ele foi implicado na investigação da promotoria de Nova York, que apontou desvios de US$ 150 milhões em propinas e subornos no mundo de futebol. O cartola era, além de ex-presidente da CBF, atual vice da entidade.

José Maria Marin, parceiro de Del Nero, continua em cana na Suíça Foto: Arquivo/CBF
José Maria Marin, parceiro de Del Nero, continua em cana na Suíça
Foto: Arquivo/CBF

Del Nero também estava na Suíça no dia em que Marin foi preso e voltou ao Brasil antes mesmo do Congresso da Fifa. Ao chegar no Rio de Janeiro, o presidente da CBF ordenou que o nome do antigo parceiro fosse retirado da fachada da sede da entidade e suspendeu Marin da entidade. Agora, Del Nero pede calma para que não haja uma condenação antecipada.
“Cabe-nos, salve melhor juízo, aguardar investigações em curso e eventuais desdobramentos. Lembrando que tudo corre nos EUA. Eu não tive acesso a nenhum documento. Os advogados que consultamos falam que é um processo de apuração de fatos. Como advogado não posso pré-julgar uma pessoa sem o trânsito em julgado definitivo. Temos de esperar os desdobramentos das investigações”, disse Del Nero, que falou até sobre a mudança do nome da sede da CBF.
“Foi para preservar a entidade. Houve uma determinação da Fifa do banimento provisório do Marin por 90 dias. Digamos que ele seja absolvido, que não seja banido. O nome dele vai figurar novamente [na fachada]. No estatuto não mudou”, disse ele.
“Futebol é tragédia”, diz o cartola

Durante a ‘sabatina’ com os deputados da comissão foi perguntado ao cartola se
os escândalos recentes são piores do que o 7 a 1 vergonhoso frente à seleção alemã na Copa de 2014 e ele respondeu calmamente: “Quando o Felipe foi contratado, foi uma unanimidade nacional, campeão do mundo. Era o melhor naquela oportunidade. Ele é uma pessoa excepcional, merece todo nosso respeito. Mas como torcedor a gente começa a analisar. Ele gosta daquela coisa de família, ele foi campeão na Copa das Confederações em 2013, foi lindo, bater a Espanha, 3×0. Daí, passado um ano, a convocação foi praticamente a mesma. E esse é um dos problemas que podemos ter tido. Estariam estes jogadores na mesma condição que estavam em 2013? Porque de um dia pro outro o jogador cai de produção. Foi feita a melhor escolha? Falo como torcedor. Acho que não. O time não estava bem, não jogou bem, ao contrário da Copa das Confederações. Se não tivesse a história da família, os mesmos que ganharam em 2013, acho que teríamos um outro momento. Mas futebol é tragédia”, tentou explicar o fisco, sem dizer quase nada que convencesse.

por: Jota Carvalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!