Domingão de capoeira agita Queimados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Além da tradicional roda, troca de cordas e batizados vão acontecer entre os capoeiristas da Vila Olímpica neste domingo Foto: Luiz Ambrósio/PMQ
Além da tradicional roda, troca de cordas e batizados vão acontecer entre os capoeiristas da Vila Olímpica neste domingo
Foto: Luiz Ambrósio/PMQ

Este domingo (19) será de alegria para os alunos da Vila Olímpica de Queimados que praticam capoeira. É que a partir das 10h, vai acontecer na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada na Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu, o batizado da turma. Este é o momento em que os alunos recebem a sua primeira graduação, ou seja, a primeira corda que é amarrada na cintura do capoeirista. Haverá também a entrega de cordas, que é o evento no qual os capoeiristas são graduados de acordo com seus conhecimentos e com o tempo de prática na capoeira.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer da Cidade, Luiz Carlos Monteiro, durante o batizado o aluno receberá um apelido que levará por toda sua vida de capoeirista, recordando a tradição que vem desde os tempos em que a capoeira era considerada uma arte marginal. “O batizado é um dia de grande importância para a modalidade, pois neste dia realizamos uma festa em que os novos capoeiristas são apresentados à comunidade, jogam com outras pessoas e desfrutam da oportunidade de até conhecerem mestres mais antigos”, disse.

Secretário Monteiro: “O batizado é um dia de grande importância para a modalidade” Foto: Luiz Ambrósio/PMQ
Secretário Monteiro: “O batizado é um dia de grande importância para a modalidade”
Foto: Luiz Ambrósio/PMQ

Antônio José de Assis, o Mestre Comprido, explica os critérios avaliados na troca de cordas. “Cada graduação é representada por uma cor na corda que é amarrada na cintura do capoeirista. Para que um aluno troque de corda, são avaliados fatores como desenvolvimento do aspecto motor – flexibilidade, coordenação motora, ritmo, agilidade, habilidades para tocar os instrumentos, como o berimbau, atabaque e o pandeiro. Interesse nos estudos e respeito ao próximo também são levados em consideração”, afirmou.
>> Um pouco mais da capoeira – Na capoeira existem seis tipos de cordas, onde cada uma tem um significado. A primeira, a Corda Crua Amarela, é onde os iniciantes recebem seu codinome após o batizado; a corda Amarela significa o florescimento do conhecimento da capoeira; na Amarela-Laranja o aluno já tem um conhecimento mais profundo da filosofia da capoeira é a fase de desenvolvimento; a corda Laranja representa o sol poente, o domínio do conhecimento; a corda Laranja-Azul é a transposição, a cor laranja significa o sol e o azul, mar, é onde o capoeirista está além do conhecimento histórico e instrumental e na corda Azul significa a fase de graduação dentro da capoeira.

Por Jota Carvalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!