Emily, a iguaçuana de peso, brilha de novo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Torcida da baixinha vestiu a camisa com a foto dela: “Estamos orgulhosos pela sua conquista! Uma Menina de ouro e de peso!”  Foto: Thiago Loureiro/PCNI
Torcida da baixinha vestiu a camisa com a foto dela: “Estamos orgulhosos pela sua conquista! Uma Menina de ouro e de peso!”
Foto: Thiago Loureiro/PCNI

Garra, determinação, talento e força nunca faltaram para a pequena iguaçuana Emily Figueiredo. Ela, com apenas 1,47 cm de altura, recentemente se tornou a primeira brasileira medalhista no Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, em Lima, no Peru, sendo eleita atleta destaque pela Federação Internacional da Modalidade (IWF). Na última quarta-feira (23), na Casa do Marinheiro, no Rio, Emily disputou o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso sub-20 e adulto. Ficou em segundo lugar.
Familiares e amigos homenagearam Emily pela conquista no Campeonato Mundial. Todos vestiram uma camisa com a foto dela e levaram uma faixa parabenizando a atleta pela conquista na capital peruana. “Estamos orgulhosos pela sua conquista! Uma Menina de ouro e de peso!”, festejavam seus amigos.
Lucilene Rosa, mãe de Emily, tem motivos de sobra para se alegrar com as conquistas da filha. “Quando a torcida chegou, foi muito impactante, todos os organizadores do evento ficaram olhando, até o almirante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) veio falar comigo e disse que ela merece. Estou muito orgulhosa da minha filha,” disse emocionada.
Este ano, Emily, que conta com o patrocínio da Odebrecht e apoio do prefeito Nelson Bornier já disputou o campeonato panamericano, no México. Emily era uma das favoritas ao pódio. Estreando nos 48 kg, ficou em 4º lugar no arranco (68 kg), 6º lugar no arremesso (83 kg) e 6º lugar no total (151 kg).

Nas competições que disputa, Emily é uma fera no levantamento Foto: Thiago Loureiro/PCNI
Nas competições que disputa, Emily é uma fera no levantamento
Foto: Thiago Loureiro/PCNI

Em Lima, Emily Figueiredo conquistou a medalha de bronze na categoria até 44kg, levantando um total de 145kg. De quebra, ela ainda levou o bronze no arranco (85kg) e fechou na quarta posição no arremesso (80kg). No ano passado, Emily participou das Olimpíadas da Juventude na China, evento que reuniu mais de 4 mil atletas entre 14 e 18 anos. Emily também quebrou todos os recordes no Campeonato Estadual. “Fiz ginástica olímpica durante seis anos, até os 12 anos. Fiz um teste no Flamengo e passei. Não tive muita oportunidade na ginástica e também não tinha dinheiro para o transporte. Depois fui para o salto ornamental, que poderia me dar mais oportunidades de viagem e competições. Mas, cheguei no nível que não conseguia mais evoluir. Logo após, uma técnica de atletismo me indicou para o levantamento de peso e no primeiro dia não quis fazer o teste. Achei que iria ficar com o corpo feio. Acabei fazendo depois. Larguei de vez o salto e fiquei apenas no levantamento. Com quatro meses já estava viajando para uma competição internacional, com patrocínio. Era tudo o que eu queria. Agora o meu foco é treinar muito para continuar conquistando títulos”, disse Emily.
>> Levantamento de Pesos – O levantamento de peso é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça com apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.
Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de peso é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!