
Ver de perto as famosas enterradas e os arremessos dos grandes astros da NBA (Liga de Basquete Americana) e do basquete brasileiro parecia até bem pouco tempo atrás um objetivo quase impossível para os alunos da Vila Olímpica de Queimados, na Baixada Fluminense.
Neste sábado (17), porém, o sonho de 100 atletas do local se tornará realidade. Participantes do projeto “Basquete da Vila”, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, eles foram selecionados para assistir sem pagar nada ao amistoso entre Flamengo e Orlando Magics, a partir das 18h, na Arena da Barra.
Pela terceira vez consecutiva, o Rio de Janeiro receberá uma edição do NBA Global Games, que leva times da liga americana para partidas de pré-temporada e da temporada regular para outros países. No entanto, este será o primeiro confronto contra um time brasileiro. O jogo é somente à tarde, mas a ansiedade da meninada é tanta que a saída de Queimados será logo pela manhã. “Vamos disponibilizar transportes, lanches e, certamente, será um domingo especial para todos eles. Um grande presente do Dia das crianças”, garante o secretário de Esportes de Queimados, Professor Luiz Carlos Monteiro.
Antes do tão esperado confronto, porém, os jovens Luane da Silva e Caio Rodrigues, ambos de 11 anos, participaram de uma oficina na última quinta-feira (15) com os jogadores do time americano, em uma escola no Leblon, na Zona Sul do Rio. Durante o encontro promovido pelo projeto “NBA Care”, que visa incentivar crianças carentes à prática do esporte, eles aprenderam enterradas, arremessos, participaram de brincadeiras e, é claro, tiraram fotos com os ídolos. Por último, registraram o momento ao lado do troféu de campeão do Orlando Magics, da Conferência Leste, em 2009. “Foi muito emocionante. Um dia inesquecível”, disse Luanne.