Escola Santos Dumont é campeã em Japeri

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A final do futsal foi disputada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Vila Conceição Foto: Marllon Guedes/PMJ
A final do futsal foi disputada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Vila Conceição
Foto: Marllon Guedes/PMJ

A Olimpíada Escolar de Japeri entrou na última semana com a decisão do título do futsal, categoria de 12 a 14 anos, na terça (24). A competição, organizada pela Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação, estava prevista para ser realizada no último sábado, mas teve sua data transferida devido ao feriado da Consciência Negra (20).
As semifinais, a disputa do terceiro lugar e pela taça de campeão aconteceram na quadra poliesportiva da Escola Municipal Vila Conceição, no bairro que dá nome à escola. O primeiro lugar ficou para a Escola Santos Dumont, após a garotada golear o time da Bernardino de Melo por 7 a 1. Nesta partida, o aluno Eric Carneiro, da equipe vencedora marcou 5 gols e foi o artilheiro da competição, com 10 gols.
Diferente da final, a disputa do terceiro lugar entre os times da Darcílio Ayres e Célia Sobreira foi sem gols. O jogo terminou 0 a 0 no tempo normal e foi para os pênaltis. Aí, o time da Darcílio Ayres levou a melhor por 3 a 2.

Não há limites para os deficientes, que querem medalha no Sul Fluminense Foto: Custódio Martins/PMJ
Não há limites para os deficientes, que querem medalha no Sul Fluminense
Foto: Custódio Martins/PMJ

De acordo com o coordenador de educação física da prefeitura, Carlos Eduardo, o futsal foi o esporte que mais empolgou durante a 6ª Olimpíada Escolar. A garotada gritou, torceu, pulou e jogou muito. Ao todo, 16 equipes disputaram essa modalidade, que já é xodó da molecada.
Japerienses vão disputar a
Olimpede em Volta Redonda

“Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino”. Essas palavras são do líder pacifista Mahatma Gandhi e servem como incentivo à realização de mais uma edição da Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede). O evento, que acontece em Volta Redonda entre os dias 27 e 29 deste mês (sexta-feira e domingo), é organizado anualmente pela Secretaria de Esporte e Lazer da Cidade do Aço desde 1987. Centenas de crianças e adolescentes devem participar da competição, entre eles estarão 16 alunos de escolas municipais de Japeri.
Os estudantes japerienses, todos eles com algum tipo de deficiência, seja física, auditiva ou intelectual, fazem parte do Projeto Esportes Adaptados, da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer e estão treinando para buscar em Volta Redonda o maior número de medalhas possível.

O basquete para cadeirantes será uma das modalidades na Olimpede Foto: Custódio Martins/PMJ
O basquete para cadeirantes será uma das modalidades na Olimpede
Foto: Custódio Martins/PMJ

“No ano passado, nossos alunos obtiveram grandes resultados nas provas, conquistando 17 medalhas em várias modalidades, sendo seis de primeiro lugar. A expectativa é que neste fim de semana eles façam bonito e tragam mais medalhas de Volta Redonda”, conta Ozenir da Silva Feliciano, coordenadora do Projeto Esportes Adaptados.
Entre as modalidades a serem disputadas estão o arremesso de peso, lançamento de pelota, as corridas de 25 e 100 metros, caminhada de 25 metros, dama, dominó, chute a gol e zig-zag livre. O secretário de Esportes, Andrew Renato, lembra que o esporte é uma importante ferramenta de socialização para as pessoas com deficiência. “Estas crianças e jovens precisam de atenção e carinho. Por isso, o Projeto Esportes Adaptados é uma prioridade para nós. A Secretaria de Educação está sendo nossa grande parceira neste projeto e vai disponibilizar um ônibus para levar e buscar os alunos em Volta Redonda”, explicou o secretário.
Eles seguem viagem para o Sul-Fluminense nesta sexta, de manhã. Antes de embarcarem, os competidores participarão de um café matinal em frente a Escola Municipal Santos Dumont, às 7h. Quatro acompanhantes e três técnicos farão a viagem junto aos estudantes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!