
Foto: Luiz Ambrósio/PMQ
Pode preparar o apito e a bandeira, que a torcida por medalhas para o Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro está garantida. É que a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, transferiu o recesso escolar do meio do ano para o mês de agosto, visando à maior competição esportiva do planeta. De acordo com o decreto 2.031/16, publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 7, os mais de 14 mil alunos da rede, entrarão de férias entre os dias 5 e 21, período em que acontecerão as disputas em diversas modalidades. A medida visa ainda o cumprimento dos 206 dias letivos anuais exigidos pelo Ministério da Educação.
O primeiro semestre será encerrado em grande estilo. Já para entrar no ritmo olímpico, os estudantes da rede vão participar de uma mostra pedagógica, no dia 4, sob o tema “Valorizando a Educação, o Esporte e a Cidadania”, que acontecerá nas próprias unidades. O evento contará com stands alusivos ao tema em diversas modalidades construído e confeccionado pelos alunos durante todo o período. A culminância auxilia o aluno a assimilar todos os conteúdos debatidos em sala e dá ao bairro em que a unidade está inserida a oportunidade de conferir todo o aprendizado que os alunos tiveram no semestre.
De acordo com a secretária de Educação, a professora Miriam Motta, o objetivo é dar aos alunos a oportunidade de serem contagiados pela carreira esportiva. “Acreditamos que o evento acontecendo em nosso estado dará aos alunos uma perspectiva de que é possível ser atleta. O que é totalmente pedagógico, pois nada melhor que o esporte para ensinar a importância da disciplina, dedicação, esforço e que todos esses fatores juntos levam as pessoas ao sucesso, em qualquer área da vida”, frisou.