Fla se prepara para ‘grupo da morte’ na Libertadores

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Bandeira de Mello: “Quem quer ganhar a Libertadores tem que se submeter a grupos difíceis”
Foto: Gilvan de Souza/Divulgação

No final da noite de quarta-feira, o sorteio dos grupos da Libertadores 2017 não foi exatamente como a diretoria do Flamengo sonhava. Classificado para estrear somente na fase de grupos, o Rubro-Negro da Gávea tem verdadeiras pedreiras pela frente. Dois adversários já estão definidos: o San Lorenzo, da Argentina, e o Universidad Católica, do Chile. O terceiro sairá da pré-libertadores e na lista de potenciais oponentes estão Atlético Paranaense-BRA, Millonários-COL, Deportivo Capiatá-PAR, Deportivo Táchira-VEN e Universitário-PER.
Presente no sorteio realizado na sede da Conmebol, no Paraguai, o presidente Eduardo Bandeira de Mello tentou minimizar a situação e pregou trabalho para estar em condições de buscar a classificação. “Grupo difícil, mas quem quer ganhar a Libertadores tem que se submeter a grupos difíceis. Agora o que temos que fazer é nos preparar bastante para encarar esse jogo”, disse Bandeira de Mello.
Com o novo critério adotado pela Conmebol para determinar os cabeças de chave, através do ranking de clubes, o Flamengo já sabia que poderia cair num grupo complicado. “É um grupo difícil, não tinha como ser diferente. Um ano com muitos brasileiros e você não tem como ficar no mesmo grupo. Dentre estes o Flamengo ainda era o pior ranqueado. Tudo se desenhava para isso. Fato positivo, realmente, é a questão da logística. Em tese não tem muito desgaste, mas há uma probabilidade grande do quarto integrante também ser brasileiro, o Atlético-PR. Aí fica tudo nivelado, cada jogo passa a ser uma decisão”, afirmou o diretor executivo Rodrigo Caetano.
Pensando na competição Sul-Americana, o Flamengo já contratou o lateral-esquerdo peruano Trauco, do Universitário e da seleção do Peru. Na última sexta-feira, o clube anunciou a prorrogação dos vínculos com o goleiro Muralha e o volante Willian Arão. Os dois se destacaram na campanha que conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro em 2016 e agora têm contratos válidos até o fim de 2019. Ambos também tiveram suas multas rescisórias elevadas no novo compromisso.
>> Patrocínio – Ontem, a diretoria do Flamengo emitiu nota anunciando parceria com a Uber, que passará a ter sua marca exposta na camisa de treino, microfones de entrevistas coletivas e ativação nas redes sociais. Confira a nota postada no site oficial do clube: “Com força e abrangência nacional, além do alcance em redes sociais e engajamento dos torcedores, o Flamengo anuncia um novo parceiro: a Uber, empresa que está transformando a forma como as pessoas se movimentam pelas cidades. A parceria inicialmente será de 45 dias e a Uber terá a marca exposta na camisa de treino, microfones de entrevistas coletivas e ativação nas redes sociais. O Flamengo dá boas vindas a Uber e espera que seja apenas o início de uma longa parceria de sucesso”.

Os grupos da Libertadores 2017

Alex Muralha (foto) e Willian Arão tiveram contrato renovado até o fim de 2019
Foto: Gilvan de Souza/Divulgação

A primeira fase da Libertadores acontecerá entre 23 e 27 de janeiro. Atlético-PR e Botafogo, no entanto, entram na segunda fase, que será realizada entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro – eles encaram Millonarios e Colo-Colo, respectivamente. A fase de grupos começará no dia 7 de março.
>> Confira os grupos da Libertadores. Grupo 1: Atlético Nacional, Estudiantes
Barcelona e o ganhador 2 (Botafogo, Colo-Colo, Olimpia, D. Municipal ou I. Del Valle). Grupo 2: Santos, Independiente Santa Fé, Sporting Cristal e ganhador 3 (U. de Sucre, M. Wanderers, Atlético Cerro, Unión Española ou The Strongest).
Grupo 3: River Plate, Emelec, Independiente Medellín e Melgar. Grupo 4: San Lorenzo, Universidad Católica, Flamengo e o ganhador 1 (Atlético-PR, Millonarios, U. de Sucre, M. Wanderers ou Universitario). Grupo 5: Peñarol,
Palmeiras, Jorge Wilstermann e ganhador 4 (Carabobo, Junior Barranquila, A. Tucuman e El Nacional). Grupo 6: Atlético-MG, Libertad, Godoy Cruz e Sport Boys.
Grupo 7: Nacional, Chapecoense, Lanus e Zulia. Grupo 8: Grêmio, Guaraní, Zamora
Deportes Iquique.

Fogão pega o Colo-Colo com espírito de revanche

O Botafogo terá pela frente o Colo Colo (CHI) em sua estreia na Copa Libertadores, na segunda fase do torneio. O adversário do clube carioca foi conhecido também na quarta-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Essa é a segunda vez que o alvinegro participa da chamada “pré-Libertadores” – a primeira havia sido em 2014. A partida contra os chilenos será uma espécie de revanche para os alvinegros. Em 1973 o Fogão foi eliminado pelo ‘Colo’, nas semifinais da competição.
Outro time brasileiro presente na fase preliminar a de grupos, o Atlético-PR terá pela frente o Millonarios (COL). Assim como o Botafogo, o time paranaense disputou esta etapa da competição em 2014.

Os dois clubes brasileiros farão a primeira partida do mata-mata em seus domínios. Os jogos estão marcados para acontecer entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro.
O novo formato da Libertadores conta com três fases preliminares antes da etapa de grupos. Caso passe pelo Colo-Colo, o Botafogo enfrentará o vencedor do confronto entre Olimpia e Deportivo Municipal (PER) ou Independiente del Valle (EQU).
No caso do Atlético-PR, o possível adversário na fase seguinte será o vencedor do confronto entre Universitario e Deportivo Capiatá (PAR) ou Deportivo Táchira (VEN). Confira os confrontos preliminares da Libertadores na primeira fase:
Universitario de Sucre (BOL) x Montevideo Wanderers (URU); Deportivo Municipal (PER) x Independiente del Valle (EQU) e Deportivo Capiatá (PAR) x Deportivo Táchira (VEN). Segunda fase: Atlético-PR x Millonarios; Botafogo x Colo-Colo;
Atlético Cerro x Union Española; Carabobo x Junior Barranquila; Atlético Tucuman x El Nacional; Vencedor da primeira fase 1 x The Strongest; Vencedor da primeira fase 2 x Olimpia e Vencedor da primeira fase 3 x Universitario.

 

por Jota Carvalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!