
Na busca por reforços e analisando o atual elenco, a diretoria do Fluminense tem mantido contatos diários com o técnico Eduardo Baptista para antecipar a formação do plantel para a próxima temporada. A ideia é reduzir a folha salarial, mas sem ter problemas de qualidade no grupo que vai tentar em 2016 os títulos que faltaram neste ano. Um dos focos neste momento é a análise de atletas que estão emprestados pelo Tricolor.
A atração de todos é realmente o atacante Biro Biro, que vem sendo o grande nome da Ponte Preta na boa campanha deste Campeonato Brasileiro. O jogador se valorizou demais e tem mostrado qualidade e amadurecimento. Eduardo Baptista já avisou aos dirigentes que gostaria muito de contar com ele em seu plantel para 2016, porém, as chances de uma negociação para o exterior são prováveis.
O mesmo grupo de empresários que trabalhou para levar o atacante Kenedy para o Chelsea já está negociando para que a Europa também seja o destino de Biro Biro. O problema é que não encontrou ainda nenhum clube disposto a pagar os 5 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões) que o Fluminense pretende receber para liberar o atleta em definitivo. Até o momento, a proposta mais alta estava na casa dos R$ 15 milhões, o que ainda é considerado baixo pelos tricolores.
Biro Biro está focado apenas em tentar classificar a Ponte Preta para a próxima Copa Libertadores e, por isso mesmo, tem evitado gravar entrevistas falando sobre o futuro. A única coisa certa é que ele não continuará na Macaca no próximo ano.
Se Biro Biro faz parte dos planos, alguns atletas que estão emprestados e que têm contrato longo com o Fluminense estão fora. Assim, a diretoria já tenta encontrar novos destinos ou então uma rescisão amigável. Caso do lateral-direito Igor Julião, que tem 21 anos e foi emprestado ao Macaé até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. Os macaenses fazem campanha ruim e aparecem na zona de rebaixamento. O jogador não vem tendo um desempenho que chame a atenção e a renovação de contrato de Wellington Silva, cada vez mais próxima de ser concretizada, assim como a contratação de Jonathan, tornaram a volta de Julião pouco provável.
Dentro de campo, o elenco se reapresentou ontem e começou a preparação para a partida contra o Grêmio no próximo dia 19, às 19h30, na Arena, em Porto Alegre (RS), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, os atletas voltam a trabalhar na parte da manhã. O Tricolor tem 43 pontos conquistados e praticamente cumpre tabela, pois não tem mais chances de conseguir uma vaga na próxima Libertadores e corre riscos desprezíveis de rebaixamento. Eduardo Baptista, porém, só vai começar a definir a formação que usará no Rio Grande do Sul nos últimos treinos da semana e nas atividades do começo da próxima semana.