
Gilvan de Souza/Flamengo
Um dos jogadores mais criticados pela torcida na temporada passada, o goleiro Alex Muralha vai respirar novos ares em 2018. O camisa 38 foi emprestado pelo Flamengo e vai defender o Albirex Niigata, do Japão, até o fim do ano. O acerto foi noticiado primeiramente pelo site Globoesporte.com e posteriormente confirmado pelo Rubro-Negro. Muralha seguirá treinando no Ninho do Urubu até o fim de janeiro e viaja para o Japão em 5 de janeiro.
As negociações para o empréstimo do arqueiro tiveram início ainda em dezembro, quando o empresário de Muralha, Alexandre Aki esteve no Japão. Recentemente ele retornou de outra viagem à Ásia, onde sacramentou o acordo válido por 11 meses.
Alex Muralha despontou no cenário nacional em 2015, quando foi um dos destaques do Figueirense no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte o goleiro foi contratado para ser o reserva de Paulo Victor, mas assumiu a titularidade em maio, quando o camisa 48 se lesionou.
O novo titular fez boa temporada em 2016 e chegou a ser convocado por Tite para defender a seleção brasileira em alguns jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. Mas a queda brusca de rendimento no ano passado e as sucessivas falhas minaram a confiança do goleiro, que acabou perdendo espaço com a contratação do experiente Diego Alves.
Muralha ainda teve a oportunidade de dar a volta por cima, com nas quartas-de-final da Primeira Liga e na final da Copa do Brasil, mas o fato de não ter defendido nenhum pênalti nas duas decisões pesou contra o goleiro, que viu a torcida perder de vez a paciência.
Na final da Sul-Americana Muralha não chegou nem mesmo a ser relacionado para o banco de reservas. Com o titular Diego Alves e o terceiro goleiro Thiago lesionados, coube a César, quarta opção do Flamengo, a responsabilidade de defender o gol no vice-campeonato contra o Independiente.
Alex Muralha disputou 77 partidas como jogador do Flamengo e conquistou um título, o Campeonato Carioca 2017. No Japão, terá como companheiro de equipe o atacante Thalles, que nesta janela de transferência deixou o Vasco. Esta será a sua segunda passagem pelo país asiático. Em 2013 ele defendeu o Shonan Bellmare. O goleiro tem contrato com o Rubro-Negro até 2020, mas existe a possibilidade que ele não retorne ao clube ao fim do empréstimo ao Albirex Niigata e seja negociado em definitivo.
>> Mais um na barca – A saída de Alex Muralha é a continuidade do processo de enxugar o elenco que a diretoria do Flamengo vem fazendo neste início de temporada. Nesta janela de transferências, já saíram outros jogadores que não tinham mais clima no clube se transferiram: Gabriel foi emprestado ao Sport, Márcio Araújo acertou com a Chapecoense, e Mancuello agora é jogador do Cruzeiro.
Udinese envia proposta por Vizeu

Gilvan de Souza/Flamengo
À procura de atacante para chegar, o Flamengo vê possibilidade de um para sair. A Udinese tem interesse e enviou proposta para a contratação de Felipe Vizeu. O jovem atacante do Flamengo despertou a atenção do clube italiano que chegou a fazer consulta de valores no ano passado. Os dirigentes do clube carioca, porém, só aceitam avançar com a negociação sob algumas exigências.
Uma delas é o pagamento à vista. Os valores são mantidos em sigilo. A Udinese queria parcelar a compra de Vizeu. O Rubro-Negro pediu a negociação com pagamento de uma vez só. Caso a negociação se concretize, Felipe Vizeu não se despede de imediato do Flamengo. Ele ficaria na Gávea até a abertura da janela no meio do ano – quando então iria para a Udinese, que, hoje, está com número limite de estrangeiros.
Além de Vizeu, o Flamengo tem apenas Lincoln na posição de centroavante. O titular é Paolo Guerrero, que está suspenso por doping até o dia 3 de maio. É um dos aspectos que preocupa a diretoria rubro-negra, que procura opção ao negócio cada dia mais difícil por Vágner Love. Após a negativa do Alanyaspor, que fechou as portas para a saída por empréstimo, o Besiktas, também da Turquia, negocia com o “Artilheiro do Amor”.
No Flamengo, como de hábito, os dirigentes não comentaram a negociação. O Flamengo tem 60% dos direitos econômicos de Felipe Vizeu, que tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2020 e multa rescisória de 70 milhões de euros para clubes do exterior. O jogador trocou recentemente de representantes. Agora sua carreira é agenciada pela OTB Sports, que também agencia Paolo Guerrero, Willian Arão e Pará no elenco rubro-negro.
Fonte: Globoesporte.com
por Raphael Bittencourt – raphael.bittencourt@jornalhoje.inf.br