Japeri realiza 10ª edição da Taça Zumbi dos Palmares

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Mandou bem! Prefeito Carlos Moraes arriscou tacada, não fez feio e foi aplaudido pelos competidores do torneio
Anderson PQD / PMJ

Mesmo debaixo de chuva, não faltou empolgação na última segunda-feira (20), durante a 10ª edição da Taça Zumbi dos Palmares, no Japeri Golfe. O prefeito do município, Carlos Moraes, marcou presença no evento e arriscou uma tacada no golfe. E fez bonito na frente da garotada. Ao todo, 38 jogadores participaram do campeonato, que já é uma tradição na cidade.
“Só em Japeri, na América do Sul, é que você consegue fazer no dia da consciência negra um campeonato com nome de Zumbi e num campo de golfe. Isso não se vê em lugar nenhum. É a quebra de barreiras na sociedade, é um exemplo para outras cidades”, disse o prefeito, lembrando que, embora o negro ainda sofra manifestações de racismo, em Japeri essa situação já não é tão forte.
“O campo de golfe é a quebra de paradigmas, pois com ajuda dele veio gente de fora e trouxemos indústrias”, afirmou, Carlos Moraes.
O evento da segunda-feira também contou com a participação do secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer, José Célio de Araújo, o Celinho, e do subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Joaquim Gabriel Roza Junior..
A dupla formada por Anthony e Eric Talbot, do Gavea Golf, venceu a competição scratch, com um total de 69 tacadas. Na categoria por handicap, a vitória ficou com a dupla formada por José Silva e José Mourão. Jorge Fernandes e Uipiquer Gomes conquistaram a segunda colocação, seguidos por Luaciano Moura e Mauro Pinto.

Anthony e Eric Talbot, pai e filho, foram os campeões na categoria ‘scratch’
Anderson PQD / PMJ

O profissional Nico Barcellos, do Campo Olímpico de Golfe, ministrou uma clínica de duas horas para as crianças do projeto. Depois do sucesso alcançado ano passado com o concurso de redação, promovido entre as crianças da Escola de Golfe local, o patrocinador do campeonato, o Azeite 1492, resolveu fazer uma olimpíada de matemática em 2017. Cada jovem, com idades entre 8 e 15 anos, fez uma prova da matéria e as duas notas mais altas foram reveladas na premiação e seus autores ganharam TVs 32? como prêmio.
Vicky Whyte e Luiz Henrique Leão Teixeira, dirigentes da AGPJ, entregaram as taças e fizeram questão de agradecer todo o apoio que o projeto recebe ao longo do ano dos patrocinadores, dos clubes, da federação carioca e dos golfistas apaixonados pelo trabalho desenvolvido pela entidade.
Um dos participantes do campeonato, que tentou o título, mesmo debaixo de chuva, foi o jovem Matheus do Nascimento Rocha Ventura, de 18 anos. Segundo ele, o golfe em Japeri está quebrando tabus. “O golfe é um esporte para o branco, negro, pobre, rico. Todos podem competir”, lembrou.
A Escola de Golfe de Japeri é acolhida e indicada pela R&A, máxima autoridade do golfe mundial, como modelo de inclusão social através do esporte. Gratuitamente, na cidade com o pior Índice de Desenvolvimento Humano do estado do Rio de Janeiro, os participantes do projeto recebem aulas de reforço escolar e preservação ambiental, inclusão digital, preparação física e a oportunidade de viajar para competir em outros estados e países.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!