
Foto: Bruno Haddad/Divulgação
Aos poucos, o Fluminense foi conseguindo subir na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Após o empate sem gols com o São Paulo, o Tricolor carioca, que soma 21 pontos, se manteve no G4 e ainda viu a distância para a liderança cair para dois pontos. Isso, porém, não chega a ser tratado com euforia nas Laranjeiras, onde o discurso é evitar a matemática.
Na visão dos jogadores, neste momento, não adianta fazer contas e sim se manter na parte de cima da tabela. “O Campeonato Brasileiro é muito longo, e a chance de algumas equipes subirem de produção e chegarem ao primeiro pelotão é muito grande. Assim como alguns times que estão em cima podem acabar despencando se não mantiverem a regularidade. O que precisamos perseguir, neste momento, é justamente essa regularidade. Chegamos ao G4 e temos que nos manter nele, sem pensar em fazer contas. Quando chegar o momento certo é que os times vão mostrar pelo que poderão lutar, e apenas os que estiverem na frente terão a chance de pensar em título ou Libertadores”, disse o volante Edson.
O goleiro Diego Cavalieri entende que todos já têm conhecimento da pontuação necessária para um time lutar pelo título ou por uma vaga na Copa Libertadores. Justamente por isso, ele entende que o foco deve estar somente nos próximos jogos. “Não devemos ficar pensando em números neste momento, e apenas na melhor maneira de conquistarmos as vitórias que vão nos manter no primeiro pelotão. Temos que pensar sempre no próximo jogo, pois a pontuação de título, de Libertadores e de qualquer situação, todos conhecem mais ou menos no início da temporada, pois muda muito pouco de um ano para o outro. Se conseguirmos manter o aproveitamento que estamos tendo, as nossas chances de conquistarmos bons objetivos no fim do ano vão aumentar consideravelmente”.
O volante Pierre tem pensamento parecido. “Não podemos ficar fazendo contas neste momento da competição, pois ainda é muito cedo. O Fluminense sabe que este momento é de manter os pezinhos no chão para não deixarmos o rendimento cair. Tem que pensar em progredir a cada partida, melhorar a maneira de jogar e o aproveitamento. O nosso time tem condições de pensar em coisas boas, mas elas só poderão acontecer lá na frente”.
Se o pensamento tem que estar no próximo jogo, o foco do Fluminense é o confronto com o Cruzeiro nesta quinta-feira, às 21h, no Maracanã, pela 12ª rodada do Brasileiro. O time para este compromisso será definido no treino programado para a manhã desta quarta-feira, nas Laranjeiras. Após a atividade, começa o período de concentração.
>> Chance de saída – O site Sport24, da Grécia, informou, ontem, que o lateral esquerdo Giovanni, do Fluminense, está muito perto de ser anunciado como novo reforço do AEK. Segundo a publicação, o jogador é esperado até o fim desta semana em Atenas, capital grega, para acertar os últimos detalhes da negociação, realizar exames médicos e assinar contrato. Os representantes do atleta, ainda segundo o site, teriam aceitado a proposta dos gregos. A notícia, porém, não informa se houve alguma negociação com o Tricolor e nem revela os possíveis valores de uma negociação.