
Foto: Luiz Alberto/PMSJM
A delegação de São João de Meriti conseguiu uma boa participação na 25ª edição dos Jogos da Juventude (Giochi Della Gioventu), organizado por meio de parceria entre o Coni Brasile (Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil) e o Projeto Lutando Por Vidas. O comandante da Guarda Civil meritiense, Worton Câmara Junior, e a professora de educação física da rede municipal Luciane Gervou chefiaram a delegação do município, que contou com cerca de 80 estudantes.
O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) foi o palco da Abertura dos Jogos da Juventude, no sábado (25). Logo depois, os atletas foram chamados para as provas de atletismo. No dia seguinte (domingo 26), na Escola Santa Bárbara, em Campo Grande, as competições de futsal, ginástica aeróbica e lutas (kickboxing, muay thai e taekwondo) foram as atrações.
Os representantes de São João de Meriti, que competem por meio de parceria entre o Projeto Lutando Por Vidas, criado pelo mestre Jorge Turco, e a Guarda Civil meritiense, conseguiram maior destaque no taekwondo. Em cinco combates, quatro vitórias. “Foi a primeira vez que os alunos que treinam aqui na Guarda Municipal de São João de Meriti competiram desde que o Projeto Lutando Por Vidas foi implementado. Posso dizer que o resultado foi muito positivo, para ganharmos experiência e podermos nos preparar melhor”, analisou o comandante Worton Câmara Junior.
Além das vitórias dentro do tatame, o time de taekwondo do mestre José Bastos chamou a atenção por conta de uma pequena lutadora. A mais jovem faixa preta da modalidade no Brasil, Maria Rita dos Santos Pereira, de apenas dez anos, impressionou até atletas de outras modalidades ao fazer um quebramento utilizando um chute. Antes, ela já havia se apresentado durante a cerimônia de abertura. A “madrinha” da equipe de TKD de São João de Meriti é uma das integrantes do Lutando Por Vidas, realizado na GM meritiense.
Também composta por alunos da rede municipal de São João de Meriti, a equipe (dez atletas) de ginástica aeróbica meritiense foi bastante aplaudida após encerrar a apresentação. Os alunos de Adriano Nascimento também tiveram um desempenho satisfatório no muay thai, ao obterem quatro triunfos em dez lutas.
O Coni Brasile (Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil) promove anualmente os Jogos da Juventude como forma de integração entre Brasil e Itália. O evento já foi realizado também nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. As edições estaduais se destinam à criação de ranking para os atletas descendentes de italianos, que eventualmente podem participar das olimpíadas estudantis na Itália, em caso de convite.