Judocas trocam de faixa em cerimônia na Vila Olímpica de Queimados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Mais de 100 alunos foram graduados, entre eles Miguel, 7 anos, na foto com a mãe, Maria Francisca e seus professores
Rafaela Diniz / Divulgação

Sorriso no rosto e muita alegria ao avançar mais uma etapa. Para o pequeno Miguel dos Santos, de apenas 7 anos, a cerimônia de troca de faixas dos alunos de Judô da Vila Olímpica de Queimados, realizada na manhã de ontem (15), vai muito além da esfera esportiva. É também questão de saúde. Diagnosticado com hiperatividade, o menino foi uma das 113 crianças que participaram do evento realizado pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
De acordo com a mãe do menino, Maria Francisca Elias, de 38 anos, moradora do bairro São Miguel, o pequeno Miguel, que passou da faixa branca para cinza, iniciou no esporte por recomendações médicas e, encontrou nas aulas de judô da Vila Olímpica o equilíbrio necessário para uma vida melhor. “Ele vem duas vezes na semana e já percebo uma mudança de comportamento na escola, por exemplo. Ele tem um ano aqui e o esporte tem ajudado muito”, disse.
Assim como Miguel, existem vários outros exemplos de crianças que suas vidas estão sendo mudadas através do esporte. O judô, por exemplo, de acordo com os professores Yara Carvalho e Ricardo Santos, desenvolve o corpo, agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade, além de levar a disciplina aos praticantes e desenvolver a capacidade de analisar a realidade que o cerca e valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito.
No evento, foram distribuídas faixas cinza, amarela e azul para os atletas que mereceram a subida de categoria. Para trocar de faixa, os judocas passaram por um exame técnico realizado pela Federação Nacional de Judô, no último dia 6, que envolveu provas teóricas e práticas. O prefeito Carlos Vilela falou sobre o valor da prática esportiva. “O esporte forma cidadãos com preceitos de disciplina, ética, concentração. Parabenizo a todos os alunos e professores por tanta dedicação”, disse.
Com as novas faixas na cintura e o certificado de aprovação nas mãos, os pequenos judocas aproveitaram para tirar fotos ao lado dos professores Yara Carvalho e Ricardo Santos e, é claro, com os responsáveis que lotaram a quadra de esportes da Vila Olímpica. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, ressaltou a participação de todos no evento. “É bom ver professores, pais e alunos juntos em um momento tão importante para nossos alunos. Certamente, teremos um 2018 bem melhor para todos”, destacou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!