
O paratleta de Rugby em Cadeiras de Rodas, Júlio Cezar Braz, 23 anos, morador de Mesquita, foi convocado para o evento teste das Paralimpíadas Rio 2016, junto com a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeiras de Rodas. O evento aconteceu no último fim de semana, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na Arena 1 do Rio de Janeiro. O jovem foi descoberto por um projeto da Associação de Integração de Deficientes Físicos (ASSIDEF) que funciona no município.
Júlio Cezar nasceu com má formação congênita, sem as pernas e apenas um dedo na mão direita. O rapaz foi descoberto em um campeonato de Handebol em Cadeiras de Rodas representando o time da ASSIDEF, quando foi avaliado e apto a jogar Rugby.
A instituição mantém um projeto voltado para pessoas com deficiência, que estejam dispostas a praticarem o paradesporto. O projeto funciona através de parceria com a Prefeitura de Mesquita, e já tem duas modalidades, o Handebol e o Rugby. Os treinos acontecem na Vila Olímpica da cidade, segundas e quartas-feiras, às 18h.
Atualmente o jovem atleta está jogando profissionalmente no Minas Quad Rugby (Minas Gerais) e foi destaque e revelação nos jogos do evento teste que marcou sua estreia em jogos pela seleção brasileira e torneio internacional.