
Foto: Charles Souza/PCNI
A 19ª edição dos Jogos da Baixada trouxe uma vitória especial para Nova Iguaçu. Os 60 atletas de defenderam a bandeira da Cidade nas provas de natação, ganharam no último dia 9, no Sesc de São João de Meriti, o título de campeões da modalidade.
A delegação iguaçuana ficou com o primeiro lugar nas categorias sub-14 feminino e sub-17 masculino e feminino. Já os atletas do sub-14 masculino conquistaram a segunda colocação, o que garantiu o lugar mais alto do pódio no geral para Nova Iguaçu.
Para o secretário de Esporte, Adriano Santos, o resultado é fruto do trabalho desenvolvido no Centro Olímpico da cidade e graças ao incentivo que o prefeito Nelson Bornier oferece ao esporte na cidade. “Há cinco anos que a gente não ganhava na natação. Mas no ano passado, assim que inauguramos o Centro Olímpico com a piscina, que tem gestão da prefeitura, montamos um grupo e intensificamos os treinos. Isso fez toda a diferença. Nossa equipe treina três vezes por semana e os resultados não poderiam ser melhores”, destaca ele.

Foto: Charles Souza/PCNI
O técnico da equipe do Centro Olímpico, Adelson Lopes, comemora a vitória. “Em pouco mais de um ano, colhemos este fruto. Temos muitos talentos aqui. É fundamental darmos continuidade, tanto na equipe quanto na escolinha, para que possamos ter sempre bons resultados”, disse ele que junto com a professora Priscilla Eduarda, foram eleitos técnicos-destaques dos Jogos da Baixada.
E as conquistas não param por aí. A equipe também teve Camille Vigné, de 12 anos, como a melhor atleta da competição este ano. “Eu adoro natação. Quero me dedicar a carreira de atleta e no futuro, meu desejo é trabalhar com crianças e descobrir novos talentos para o esporte”, disse ela.
Nova Iguaçu está participando dos Jogos da Baixada com 400 atletas, selecionados durante os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), que conta com a participação de alunos das redes públicas e privadas da cidade.
Com o título na natação e no vôlei, a competição ficou empatada entre Nova Iguaçu e Caxias. “A disputa é sempre muito apertada, mas este ano, queremos a taça de campeões. Trabalhamos muito para isso e nossos atletas se empenharam demais durante os treinos. A cidade de Nova Iguaçu merece”, conclui Adriano Santos.
Agora, a equipe de natação do Centro Olímpico de Nova Iguaçu treina para uma seletiva, que serão escolhidos neste sábado (16) os atletas que representarão a Baixada Fluminense em uma disputa de polos regionais, prevista para o segundo semestre deste ano em Teresópolis. E no domingo (17), os nadadores iguaçuanos estarão em Rio das Ostras para uma travessia de 2.400, 1000 e 100 metros, onde a distância é determinada pela faixa etária. (Com assessoria de imprensa).
Caxias mantém liderança após
vitórias na natação e vôlei

A luta de Duque de Caxias pelo 13º título dos Jogos da Baixada está cada vez mais acirrada. As vitórias na natação masculina sub-14 e no voleibol masculino sub-17, no último final de semana no Sesc de São João de Meriti, manteve os caxienses na liderança geral, porém empatados com Nova Iguaçu com 28 pontos. Maior vencedor da competição em 19 edições disputadas, sendo oito consecutivas, Caxias volta às quadras neste final de semana (16 e 17/07), em Magé, a partir das 9h, para as disputas de futsal masculino sub-14 e sub-17.
Os jovens atletas caxienses mergulharam nas piscinas do Sesc, mas encontraram adversários complicados que levaram o primeiro lugar em três das quatro categorias. O triunfo veio com os meninos na categoria sub-14.
Sob o comando da técnica Márcia Martins, o voleibol masculino sub-17 de Caxias venceu todos os jogos garantindo o ouro contra Queimados com a vitória por 2 sets a 0 (25/21 e 25/11).
As competições de futsal acontecem neste sábado e domingo no Ginásio Poliesportivo Edson Alves, na Avenida Roberto Silveira s/nº, Praia do Anil, em Magé. Os 19º Jogos da Baixada terminam no dia 24 deste mês na Escola Metodista, na Rua Vereador Marinho Hemetério Oliveira, S/N, bairro Pacaembu, em Queimados, após as competições de basquete.
por Jota Carvalho