
Foto: Bernardo Gleizer/Divulgação
O Nova Iguaçu deu nesta terça-feira (15) o primeiro passo na busca para voltar à Primeira Divisão do Campeonato Carioca. A diretoria do Laranjão da Baixada acertou a contratação do técnico Edson Souza, de 51 anos, que terá a missão de conduzir a equipe na Série B do Campeonato Estadual. Esta será a terceira passagem de Edson Souza pelo clube. “Estamos felizes com o retorno do Edson Souza, um profissional de alto nível e que já conhecemos há bastante tempo. Sabemos que vamos encarar um campeonato difícil, com equipes tradicionais e outras que estão surgindo fortes, mas vamos entrar para disputar o título. Desejamos toda sorte ao Edson e à nova comissão”, afirmou o presidente Jânio Moraes.
Edson começou a carreira de técnico no próprio Nova Iguaçu, em 2006. Em sua primeira passagem, foi campeão da Copa Rio em 2008 e do Torneio Octávio Pinto Guimarães de Juniores, além de ter conquistado o acesso à Série A quando o Nova Iguaçu representou o Mesquita, em 2007. Sua última passagem foi entre 2013 e 2014.
Como jogador, Souza começou no Bonsucesso, depois atuou pelo Fluminense, Cruzeiro, Bangu, São José-SP, Vasco, União da Ilha da Madeira (POR), América-RJ, Leon (MEX), Al-Ahli (ARA) e Chiasso (SUI). Os clubes como treinador na carreira, foram, Nova Iguaçu, Portuguesa, Bangu, Friburguense, Mesquita, Al-Raed (ARA), Audax Rio, São João da Barra, Resende e Cabofriense.
“Sempre fico lisonjeado quando surge o convite do Nova Iguaçu, porque é um reconhecimento do trabalho. Já são praticamente cinco anos de convivência, e a cada dia a relação vai melhorando. Estamos no lugar que todo treinador quer estar, num local que proporcione as condições para trabalhar. Será um desafio grande, mas temos a confiança de colocar o Nova Iguaçu de volta na Primeira Divisão. O Nova Iguaçu tem que estar sempre na Série A por tudo que oferece”, afirmou Edson Souza.
Edson Souza teve na Cabofriense seu último trabalho, neste segundo semestre. No ano passado, foi campeão da Copa Rio pelo Resende. É ele quem vai indicar os demais membros da comissão técnica, que serão divulgados nos próximos dias. Os jogadores se reapresentarão em 12 de janeiro e a estreia na Série B será no dia 5 de março, contra o Goytacaz, no Laranjão.
Semana americana começa
com ´treino forte`

Foto: Raffa Tamburini/Divulgação
A manhã de segunda-feira (14) abriu a nova semana de trabalho do Mecão. Orientados por Ribinha, preparador físico do clube, e Willim Bacana, treinador de goleiros, e acompanhados por Santana (massagista), os atletas fizeram musculação na Academia Life Fit, em Nilópolis. Todos os jogadores do elenco, incluindo o zagueiro Matheus Menezes, que se apresentou também na segunda, participaram do trabalho. A atividade durou cerca de duas horas, aproximadamente uma hora por grupo de jogadores.
“Poder utilizar uma academia de alto nível, como é a Life Fit, é importante para o desenvolvimento dos atletas e facilita o trabalho da preparação física. Aqui temos condições de deixar os jogadores com uma boa base muscular para aguentar a temporada. Por isso agradeço, em nome do America, ao proprietário Amim, que está nos dando esse suporte”, disse Ribinha.
Depois da musculação os atletas retornaram ao Giulite Coutinho, em Mesquita, onde se apresentaram de manhã. Lá os rubros treinaram à tarde, comandados por Ricardo Cruz e sua comissão técnica.
>> Matheus Menezes motivado – Após anunciado como o quinto reforço do America para o Estadual, Matheus Menezes se apresentou na segunda-feira (14). O zagueiro americano, que chegou ao clube por empréstimo, devido ao acordo de colaboração com o Botafogo, participou das atividades da manhã, na academia. À tarde, fez questão de vestir a camisa do Mecão no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. Devidamente trajado, Matheus comentou sobre sua motivação em ajudar a escrever mais um capítulo da história rubra na Série A. “Estou feliz em me apresentar e começar o trabalho. Chego motivado para ajudar o America nesse projeto para o Campeonato Carioca. É muito cedo para falar sobre o que a gente pode sonhar. Agora o importante é trabalhar forte e tentar chegar bem no final de janeiro, em nossa estreia. Estou bastante otimista em fazer um bom trabalho aqui”, disse.
Natural de Goiânia-GO, o reforço falou um pouco sobre suas características. Conhecedor da tradição americana, Matheus se mostrou orgulhoso em poder fazer parte do plantel que disputará o Carioca. Ainda em seu discurso, o zagueiro disse estar ansioso para ter seu primeiro contato com a torcida do Mecão.
“Sou um zagueiro destro, de bom posicionamento, de boa saída de jogo e marcação forte. É difícil falar das minhas características. Penso que quem vier para me ver no dia a dia vai me conhecer melhor. Acredito que é melhor assim. Ouvi falar muito do America. É um time de tradição daqui do Rio e, por isso, é um orgulho chegar aqui para disputar o Estadual com essa camisa. Espero conhecer o torcedor em breve, para a gente ter um ‘casamento’ legal”, concluiu.
por Jota Carvalho