
Foto: Alziro Xavier/PCNI
A vice-prefeita de Nova Iguaçu, Dani Nicolasina, e o secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, participaram no último sábado (20) da cerimônia de abertura da 18ª edição dos Jogos da Baixada, na Vila Olímpica de Duque de Caxias.
O evento acontece até o dia 26 de julho e contará com a participação de mais de três mil jovens. Nova Iguaçu participa este ano com mais de 400 atletas e está em busca do heptacampeonato. As competições são semanais e serão realizadas em várias cidades da região.
Para Dani Nicolasina, é fundamental incentivar os atletas durante a competição. “Esses jovens se esforçaram demais. Há três meses estão se preparando e se desdobrando entre os estudos e a rotina dos treinos. Além disso, o fato de já termos vencido os Jogos por seis vezes, gera uma cobrança muito grande. Estar aqui hoje é uma forma de agradecer a todos por representarem sempre a nossa cidade tão bem”, avalia.

Já Adriano Santos, afirmou estar com sentimento de esperança. “Ano passado empatamos no número de pontos. E este ano não será diferente. Vamos lutar muito pelo título e levar para Nova Iguaçu o heptacampeonato”, afirmou.
A solenidade contou ainda com a presença do presidente do Comitê de Políticas Públicas para a Educação de Nova Iguaçu, Acárisi Ribeiro, secretário Estadual de Esporte, Marco Antônio Cabral, e dos prefeitos Alexandre Cardoso (Duque de Caxias), Max Lemos (Queimados) e Gelsinho Guerreiro (Mesquita).
Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem feita para a jornalista Vanessa Assenoff, editora do Caderno Baixada, que faleceu no início da semana passada. Vanessa recebeu uma salva de palmas e a ela foi dedicada a primeira medalha de ouro da competição.
Prefeito de Mesquita Gelsinho Guerreiro esteve presente

Foto: Francisco Filho/PMM
Mesquita não faltou à solenidade de abertura Jogos da Baixada, maior evento socioesportivo da região, cujo objetivo é promover o esporte como meio de perspectiva de futuro para os jovens atletas.
Este ano nove modalidades estarão em disputa: futsal, futebol de campo, atletismo, voleibol, natação, handebol, xadrez, basquete e judô. Os atletas de Mesquita Larissa Cristina e Jonathan Romário estão otimistas e querem subir ao pódio, juntamente com sua equipe. “Viemos para ganhar. Iremos levar a taça para nossa cidade”, afirmou Larissa.
“Estou satisfeito por estar aqui em mais uma edição dos Jogos da Baixada. Fico feliz em ver tantos jovens reunidos para participar desse evento. Essa iniciativa ajuda a integrá-los na sociedade”, afirmou Gelsinho Guerreiro.
Após a cerimônia de abertura, o juramento realizado pela atleta Ana Júlia do Carmo e o acendimento da pira olímpica, o dia começou com as competições de futebol de campo masculino e futsal feminino, ambos na categoria sub 17. Os municípios participantes este ano são, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Seropédica, Paracambi e Queimados.