Nova Iguaçu recebeu no sábado (17), a primeira edição do campeonato Banks Skate Fire 2015. O evento foi realizado na Praça do Skate, no Centro, e contou com mais de cem atletas de diversas partes do Rio de Janeiro. A atividade que teve apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Esporte e Lazer, premiou cinco competidores nas categorias infantil, iniciante e amador, masculino e feminino.
A pista iguaçuana, que recentemente passou por reformas, foi inaugurada em 1976, sendo a primeira da América Latina. Segundo o organizador do evento, o skatista Tobias Soares, o Banks Skate Fire tem como objetivo resgatar a identidade da cidade e aumentar a frequência de atletas na região. “Há muito tempo que a praça não sediava um evento como este. Queremos movimentar mais a Praça do Skate, trazendo jovens que gostam da modalidade para cá para andar de skate”, disse.
Para o secretario de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Adriano Santos, o campeonato é muito importante para atrair a atenção dos jovens para o esporte. Ele também conta que a cidade é berço de muitos atletas. “O esporte é uma vocação dos jovens de Nova Iguaçu. Além do ótimo nível que presenciamos hoje, os iguaçuanos se orgulham da da pista de skate, que foi a primeira a ser construída na América Latina”, explica o secretário.
O atleta mais novo do evento, Matheus João Belo, seis anos, já participou de outros quatro campeonatos. Ele que é filho do skatista profissional Wallace Belo, 28, mostrou para os jurados que domina a modalidade. “Ele começou a andar com dois anos de idade e não parou mais. O Matheus tem horários certos para treinar, mas quando vejo, ele já está em cima do skate”, contou o pai orgulhoso do menino, que foi o campeão da categoria infantil.
