Paciência é a arma do Flamengo para fugir da zona da degola

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A orientação do técnico Cristóvão Borges é clara: muita calma enquanto os selecionáveis e possíveis reforços não chegam Foto: Gilvan de Souza/Divulgação
A orientação do técnico Cristóvão Borges é clara: muita calma enquanto os selecionáveis e possíveis reforços não chegam
Foto: Gilvan de Souza/Divulgação

O Flamengo conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao bater a Chapecoense por 1 a 0 no último sábado. Porém, o resultado não foi suficiente para tirar o time da zona de rebaixamento, e o clima na Gávea continua sendo de cobrança. Na visão dos dirigentes, da comissão técnica e dos jogadores, a paciência é a principal arma neste momento. E se ela tiver a sorte como aliada, melhor ainda.
Os rubro-negros entendem que o time que será usado na maior parte do Campeonato Brasileiro ainda não é o ideal. Um reforço de peso, por exemplo, o atacante Paolo Guerrero, só vai se apresentar depois que terminar a participação do Peru na Copa América. O jogador é visto como fundamental para o sucesso do setor ofensivo, muito criticado pela dificuldade do time de marcar gols. Quando o torneio continental acabar, o time ainda vai receber outros dois atletas importantes: o lateral-esquerdo colombiano Pablo Armero e o volante paraguaio Victor Cáceres, que estão servindo as duas respectivas seleções.
Vale lembrar que outros nomes estão em negociação. Emerson Sheik, outro atacante que deixou o Corinthians, está perto do acerto e também é tratado como um reforço considerável para o ataque. De São Paulo, mais precisamente do Palmeiras, outros dois jogadores também podem ser contratados: o lateral direito Ayrton e o meia Alan Patrick. Os dois não estão sendo aproveitados pelo técnico Oswaldo de Oliveira e seriam liberados por empréstimo até o fim do ano, com o Rubro-Negro assumindo a totalidade dos vencimentos dos dois atletas.
Outro fator que é visto como animador é o fato do departamento médico enfim está esvaziando. Hoje só não estão à disposição do técnico Cristóvão Borges o meia Almir, que está com lesão no cotovelo esquerdo, e o atacante Nixon, em fase de transição com a preparação física.
“Nós acreditamos realmente que o elenco do Flamengo vai crescer de produção e rendimento e isso vai se refletir em bons resultados dentro de campo. Alguns jogadores vão subir de produção, outros voltarão da Copa América e a tendência é tudo melhorar. O fato de termos conseguido a primeira vitória no Campeonato Brasileiro também faz aumentar a confiança no trabalho que está sendo desempenhado”, disse o zagueiro Wallace.
Com a estratégia de deixar o clube com as despesas em dia e com dívidas pagas, a diretoria vem sendo muito criticada pelo mau rendimento nos últimos campeonatos. Por isso, a paciência é tratada como arma pela diretoria, que tem procurado deixar o diretor executivo do departamento de futebol, Rodrigo Caetano, cada vez mais perto da comissão técnica. A troca de Vanderlei Luxemburgo por Cristóvão Borges também foi considerada estrategicamente perfeita, pois o antigo treinador tinha o hábito de cobrar publicamente a chegada de reforços, o que jogava os torcedores contra os dirigentes.
Um pouco mais animado por ter vencido a primeira no Campeonato Brasileiro, o Flamengo segue se preparando para a partida de sábado, às 16h, contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, pela sétima rodada. O jogo é tratado como fundamental pelo fato de o representante paranaense ser concorrente direto na zona de rebaixamento. A escalação para esta partida será definida nos últimos treinos da semana, mas é certo que Cristóvão contará com o retorno do meia Everton, que cumpriu suspensão diante da Chapecoense e volta a ficar à disposição. Nesta quarta-feira, o elenco voltará a trabalhar na parte da tarde.
Fora de campo, o clube estuda a realização de um amistoso com a Juventus, da Itália, em novembro, quando o Flamengo comemora 120 anos. A montadora Jeep, que patrocina os dois clubes, está à frente dessas negociações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!