
(Alexandre Schneider/Getty Images)
A campanha do Palmeiras decacampeão do Campeonato Brasileiro pode ser dividida em duas fases: uma antes de Luiz Felipe Scolari e uma depois de sua chegada. Desde que o treinador pentacampeão mundial com a seleção assumiu o clube pela terceira vez, manteve-se invicto no torneio. Desde sua estreia, no empate em 0 a 0 com o América-MG no estádio Independência, na 17ª rodada, foram 21 partidas, com 15 vitórias e seis empates, com 36 gols marcados e nove sofridos. Felipão tirou o time da sexta colocação e o levou ao topo em 11 rodadas, até conquistar o título neste domingo, 25, em São Januário.
Veja a campanha do Palmeiras, campeão brasileiro: 74 pontos, 37 jogos, 22 vitórias, 11 empates e quatro derrotas; 61 gols pró, 24 gols contra.
A vitória
Ao vencer o Vasco, no domingo (25), o Palmeiras se sagrou campeão Brasileiro de 2018. É o décimo título nacional da história do clube e que mantém a hegemonia paulista nos últimos quatro anos.
Há quatro temporadas, o título tem sido dos paulistas com Palmeiras e Corinthians revezando a taça. Em 2015, o Corinthians fez uma campanha espetacular e foi campeão com nada menos que 81 pontos. No ano seguinte foi a vez do Verdão também atingir a marca dos 80 pontos e ser o grande vencedor da competição.
Em 2017, o domínio paulista foi bem maior. Além do Corinthians conquistar o título, Palmeiras e Santos foram segundo e terceiro colocados, respectivamente. O Grêmio completou o G-4. Neste ano, mais alviverde. Campeão com uma rodada de antecedência.
O último campeão sem ser um time de São Paulo foi o Cruzeiro. A equipe mineira conquistou o bicampeonato nos anos de 2013 e 2014. Desde então não venceu mais, no entanto conquistou um novo bi. Dessa vez da Copa do Brasil, em 2017 e 2018.
A vantagem de títulos entre São Paulo e os demais estados aumenta a cada. Com quatro vencedores seguidos, os paulistas dobraram a quantidade de taças dos cariocas. Agora são 32 a 15. Minas e Rio Grande do Sul vêm empatados na terceira colocação com cinco títulos cada.
As equipes cariocas só conquistaram o Brasileirão três vezes na era dos pontos corridos. Com o Flamengo, em 2009, e com o Fluminense, em 2010 e 2012. Ou seja, são mais rebaixamentos do que títulos. Durante essa “hegemonia” paulista, o Flamengo é o único que tem conseguido fazer frente e brigar.