
O paratleta, Julio Braz (25), da seleção brasileira de Rugby em cadeiras de rodas, foi o único brasileiro a ser considerado um dos dez melhores jogadores do mundo em sua categoria, como revelação, pelo site do Movimento Paralímpico, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). O site irá destacar atletas para todos os 22 esportes paralímpicos, onde serão acompanhados pelo comitê nos próximos anos.
A escolha foi em parceria com o World Archery e a Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas (IWRF). Os eleitos são atletas com forte potencial de participar do próximo ciclo Paralímpico antes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Júlio Cezar tem pouco mais de dois anos de carreira e já conquistou o campeonato brasileiro de Rugby CR e foi selecionado para as paralímpiadas Rio 2017, além de duas competições internacionais com a Seleção Brasileira.
O atleta de alto rendimento joga atualmente no Minas Quad Rugby (pelo qual foi campeão brasileiro) e mora em Mesquita, na Baixada Fluminense, onde se divide entre os treinos e o serviço público. Júlio nasceu com má-formação congênita, nas duas pernas e na mão direita.
“Fico feliz pelo meu nome ter sido citado entre os melhores jogadores do mundo na modalidade. Isso é fruto de um excelente trabalho que a ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) vem realizando para o crescimento da modalidade em nosso País. Gostaria também de agradecer aos meus companheiros de clube e de Seleção Brasileira, pois ninguém cresce sozinho” afirmou Julio. Até o dia 19 deste mês, o IPC irá divulgar os melhores das modalidades, em duas categorias por dia.