
Foto: Washington Alves/Light Press
Ontem, em um hotel no Rio de janeiro, foi confirmada a realização da Primeira Liga na próxima temporada. No encontro que reuniu dirigentes dos clubes que aderiram a competição, foi definida também a presença do Cruzeiro no torneio.
Há uma semana, o presidente do clube mineiro, Gilvan Pinho Tavares, havia anunciado a saída do time celeste do campeonato, citando o momento do futebol brasileiro como um dos motivos para tal decisão.
“O Cruzeiro já firmou posição. O Cruzeiro não fará mais parte da Liga Sul-Minas. Não disputará. Surgiram questões com as quais não concordei, assim como Flamengo e Fluminense. Existe uma grande possibilidade de eles também saírem. Temos um momento muito conturbado no futebol brasileiro”, afirmou na época.
Gilvan Pinho Tavares, no entanto, voltou atrás e reconsiderou sua posição, colocando o Cruzeiro novamente no grupo das equipes que disputarão o torneio em 2016. Dessa forma, o mandatário celeste permanece na presidência da Primeira Liga, que começará no dia 27 de novembro
Técnico do Flu vê com bons olhos
realização da Sul-Minas-Rio

Foto: Nelson Perez / Divulgação
Em entrevista coletiva no final de novembro, o técnico do Fluminense, Eduardo Baptista, teceu comentários acerca da próxima temporada do clube. Pensando na realização da Liga Sul-Minas-Rio, o comandante elogiou a iniciativa, e considerou esse tipo de torneio benéfico para os clubes atuarem no começo da época. “Acredito que vai sair do papel, sim. Eu gosto desse tipo de campeonato. Estive no Nordeste, e a Copa lá é um sucesso. Espetacular o campeonato. Fizemos todos os jogos com casa cheia. Acredito que essa liga será bastante forte. Dá para jogar a Liga e o Carioca. É importante ter jogos no início. É importante para começar o ano, e o jogador precisa jogar”, opinou Baptista.
Agente confirma que Gum pode
deixar as Laranjeiras
Se a diretoria busca reforços para a próxima temporada, o Fluminense pode perder um de seus principais jogadores. Segundo o agente Jorge Moraes, que também é vice-presidente do Nova Iguaçu Futebol Clube, o Besiktas, da Turquia, tem interesse na negociação com o zagueiro Gum. O jogador tem contrato vigente com o Tricolor, mas sua saída seria facilitada pelos clube caso a proposta turca seja boa financeiramente para o tricolor. “O que eu posso adiantar é que o Gum tem contrato de mais três anos com o Fluminense. Realmente, tem uma proposta em andamento, que estamos esperando oficializar, que é com o Besiktas, da Turquia. Só que, se não houver acerto, ele se apresenta normalmente para a pré-temporada”, disse Moraes.
Além do Besiktas, o agente confirmou que clubes do futebol brasileiro fizeram sondagens por Gum. Jorge Moraes afirmou que só vai conversar com qualquer outro time após a negociação com os turcos ser finalizada. “Teve outros três clubes da série A que também se interessaram. São times grandes, mas temos que fazer uma coisa de cada vez. Queria finalizar a negociação com o Besiktas para depois ver se o Fluminense quer negociar o atleta com outro clube do Brasil”, esclareceu.
Jorge Moraes revelou que um dos três clubes citados é o Santos. No entanto, o agente destacou que o clube paulista só terá qualquer chance de contar com Gum em 2016 se envolver outros jogadores na negociação.
“O Santos demonstrou interesse no Gum, mas o Fluminense tem que ter um benefício para o negócio acontecer. Pensamos até numa troca. Ficamos felizes com o interesse do Santos, mas tem que envolver outro jogador. Por isso, o Santos tem que falar os atletas que pode disponibilizar numa futura negociação”, declarou.
Gum tem 29 anos e está no Fluminense desde 2009. Neste período, o zagueiro conquistou, em duas oportunidades, o Campeonato Brasileiro com a camisa tricolor, mas vem sendo um dos jogadores mais criticados do elenco pela torcida nas últimas temporadas.
por Jota Carvalho