Rio recebe evento de skate de olho em Tóquio 2022

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A competição na Praça Duó marca o início da formação da Seleção Brasileira de Skate para 2019
Pablo Vaz/ Oi STU Open 2017

O Rio de Janeiro recebe neste fim de semana o Oi STU QS Street, primeira etapa do STU Qualifying Series 2018, circuito que reúne as modalidades Street e Park, masculino e feminino, e que definirá a formação da Seleção Brasileira de Skate para 2019 de olho na estreia do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A competição na Praça do Duó, na Barra da Tijuca, marca o início da junção do Calendário Brasileiro de Skate com a plataforma Skate Total Urbe (STU), numa parceria da Rio de Negócios com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk), com patrocínio da Oi.
A etapa do Rio de Janeiro contará com a participação de 120 skatistas. Entre os principais nomes na disputa neste fim de semana estão Leticia Bufoni, atleta Oi,  ganhadora de sete medalhas nos X-Games, sendo três ouros, duas pratas e dois bronzes; Kelvin Hoefler, pentacampeão mundial de street pela World Skateboarding (WCS), campeão da Street League Skateboarding (SLS) e campeão do X-Games; Pâmela Rosa, bicampeã mundial da World Cup Skateboarding e dona de quatro medalhas nos X-Games, sendo dois ouros e duas pratas;  Felipe Bochecha, vice-campeão do Tampa PRO 2018 e skatista da Street League Skateboarding (SLS); além de Lucas Xaparral, Gabriela Mazzetto, Felipe Ribeiro, Luiz Neto, dentre outros.
“Estou muito empolgada para participar do campeonato. A última vez que competi no Brasil foi em 2013, então vai ser bem legal competir novamente no meu país. Fico muito feliz de ser patrocinada pela Oi e ver que é uma marca que cada vez mais fomenta o esporte no Brasil. Minha família toda tentará vir de São Paulo. Já até treinei na pista”, disse Letícia, que já está no Rio.
A decisão de unir o calendário brasileiro com o STU tem como objetivo contribuir para a preparação dos atletas para a disputa de medalhas em Tóquio-2020, como também fomentar, incentivar e viabilizar a prática do skate no Brasil, possibilitando o desenvolvimento, reconhecimento e uma maior identidade para o skate nacional. A plataforma STU criou um calendário de competições a ser realizado no Brasil, consolidando de vez o país no cenário dos grandes eventos nacionais e internacionais do skate.
O circuito conta com quatro etapas qualificatórias para o street e quatro para o park, sendo realizadas em diferentes meses e estados. A última etapa englobará as duas modalidades e será realizada em novembro, no Rio de Janeiro, no Oi STU OPEN 2018, onde serão conhecidos os integrantes da Seleção Brasileira de Skate do próximo ano.
A equipe será composta por quatro atletas masculinos e quatro femininos de cada modalidade, totalizando 16 skatistas. Em 2018, a definição dos atletas integrantes da equipe será feita exclusivamente por decisão do Comitê Técnico da CBSk. O anúncio dos escolhidos será realizado em abril.

Programação do Oi STU QS Street:

Sexta (16/03):
12h às 18h – Treinos livres masculino (6 baterias de 12 skatistas conforme ordem de credenciamento)
18h às 20h – Treinos oficiais feminino (2 baterias de 12 skatistas conforme ordem de credenciamento)

Sábado (17/03):
9h às 12h – Treinos oficiais masculino (6 baterias de 12 competidores)
12h às 12h40 – Treinos pré-classificados (1 bateria de 8 skatistas)
12h40 às 14h – Treinos oficiais feminino (2 baterias de 12 competidoras)
14h às 18h – Eliminatórias masculino (8 baterias de 8 competidores)
18h às 20h – Eliminatórias feminino (3 baterias de 8 competidoras)

Domingo (18/03):
9h às 9h40 – Treinos final feminino (1 bateria de 8 competidoras)
9h40 às 12h – Treinos semifinal masculino (3 baterias de 8 competidores)
12h às 14h – Semifinal masculino (3 baterias de 8 competidores)
14h às 14h45 – Final feminino (1 bateria de 8 competidoras)
14h45 às 15h30 – Final masculino (1 bateria de 8 competidores)
15h30 às 16h – Cerimônia de premiação

Formato de Disputa
Eliminatórias Masculino: 10 tentativas por competidor
Eliminatórias Feminino: 02 voltas de 45 segundos por competidor valendo a melhor
Semifinais Masculino: 02 voltas de 45 segundos por competidor valendo a melhor
Final Feminino: 02 voltas de 45 segundos mais 05 tentativas por competidor valendo as 04 melhores notas
Final Masculino: 02 voltas de 45 segundos mais 05 tentativas por competidor valendo as 04 melhores notas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!